FORUM DA CÂMARA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

+8
Poleto
Márcio Renato Bordin
Tânia Souza
Celly Borges
Victor
Barreto
Afonso
Henry Evaristo
12 participantes

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Seg 10 Ago 2009 - 12:46

Este tópico se destina à que os membros do forum da CT possam organizar o novo exercício, que, a princípio, consiste na criação de um personagem específico sobre o qual serão elaborados diversos contos.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Seg 10 Ago 2009 - 13:28

Senhores, nosso amigo Henry deu mostras de seu interesse pela natureza da personagem: caçador de vampiros ou de lobisomens.

Sei do gosto do escritor acreano pela figura do lobisomem, mas vou votar no caçador de vampiros porque vejo neste tipo melhores perspectivas de flexibilizar a personalidade do inimigo vampiro, que cada autor criará a seu modo: cruel, esperto, inteligente, narcisista, culto e sofisticado, bruto e saguinolento, enfim, o leque me parece mais abragente do que a figura de lobisomem que quase sempre, pelo menos no cinema, é um ser cruel e inrrascional limintando um pouco a ação do adverário da personagem quase sempre a ataques ferozes.

Meu voto: caçador de vampiros


Última edição por Afonso em Seg 10 Ago 2009 - 13:48, editado 2 vez(es)
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Seg 10 Ago 2009 - 13:39

Também gostaria de dizer que se tudo der certo, gostaria de publicar todos estes contos da personagem criada aqui em Contos Fantásticos, de modo a parte, fazendo uso de uma parte gráfica diferenciada do meu site, fazendo uma matéria para apresentar o assunto e o grupo que trabalhou na elaboração deste projeto. Infelizmente, todos nós escritores amadores temos outras profissões e não temos nenhum desenhista entre nós e eu vou tentar sondar com o Anderson Siqueira, um bom desenhista, aquele que escreveu e criou a imagem do conto "Epygraine", para que ele possa ilustrar todos os contos que pintarem por aqui... quer dizer... vou sondar o homem pra ver se ele pode dar uma ajudinha pra nós! Seria muito interessante! Vou tomar este exercício como um projeto de apresentação bem legal. Não prometo os desenhos porque não cabe a mim, mas de certeza a publicação em Contos Fantásticos, juntamente com a matéria do grupo. E modéstia a parte, Contos Fantásticos está tendo uma repercussão boa com um tráfego de acessos razoável para por ser um sítio virtual tão novo! Acredito uma boa visibilidad do nosso grupo!
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Barreto Seg 10 Ago 2009 - 15:47

Ideia legal, Afonso.

Vou matutar sobre meu voto.

Amigos, as alternativas se resumem a caçador de vampiros ou lobisomens?

Ou podemos opinar outros personagens? Sem bem que.... não me ocorre nenhum agora.
Barreto
Barreto

Mensagens : 312
Data de inscrição : 15/01/2009

http://www.arquivodobarreto.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Victor Seg 10 Ago 2009 - 17:18

Amigos, a idéia não se resume a caçador de vampiros ou lobisomens, creio eu. Mas, estive conversando um tempão com o Henry, pelo msn, e nasceu uma idéia super legal. Vejam só ( a conversa é longa):

victor hugo diz:
então, pensas em um caçador de vampiros ou lobisomens, para nosso exercício? nada de vampiros angustiados? rsrsrrs
HENRY diz:
pois é
HENRY diz:
sempre tive vontade de trabalhar um personagem que caçasse vampiros ou lobisomens
HENRY diz:
mas nos moldes antighos
victor hugo diz:
tipo van helsing?
HENRY diz:
ou algo mais contemporaneo mas mantendo essa conexão com o classico
HENRY diz:
uma mistura de van helsing com peter vincent
victor hugo diz:
mas, no caso dos vampiros, como pensa suas vulnerabilidades? crucifixo, agua benta, estaca de madeira, esses clássicos?
HENRY diz:
sim
HENRY diz:
sol tmbm
victor hugo diz:
Uma dinastia de caçadores, tão antigos qto os vampiros? Tarefa que passa de pai p filho, de geração a geração?
HENRY diz:
mas pode ser tmbm um personagem imortal tanto quanto os vampiros, mas sem mais nenhum poder especial além da imortalidade
victor hugo diz:
nossa, mais interessante ainda!
HENRY diz:
ele pode caçar um vampiro específico, que nunca conseguiu pegar, desde a idade media, por exemplo, até hoje
isso criaria cenas ótimas entre os dois
victor hugo diz:
caramba! este vampiro seria "o cara" dos sanguessugas
HENRY diz:
Ah, vc tenta fazer isso a mais de mil anos, Clide! rsrsrs
victor hugo diz:
Um sujeito praticamente indestrutível e mau até os ossos!
victor hugo diz:
Um vampiro sem crise existêncial, sem arremedos de mauricinho!
HENRY diz:
não propriamente mal, mas estranho, fechado, recluso
HENRY diz:
ah, vbc fala do vampiro
HENRY diz:
o vampiro não é propriamente mal, tmbm. ele é uma força da natureza.
ou da sobrenatureza
victor hugo diz:
O nome deste cara, o vampiro, tem que ficar pros anais da literatura fantástica!
HENRY diz:
ele age, atual o seu papel!
victor hugo diz:
Sim, ele age de acordo com a sua natureza, malvada até a ultima célula! rsrsrs
HENRY diz:
os mais vis possiveis. nada dos enfeites que o povo inventou ao longo dos anos
HENRY diz:
só isso
victor hugo diz
Mas o nosso vampiro será um legítimo drácula!
HENRY diz:
então o personagem do nosso exercício pode retomar esse vampiro desglamourizado
victor hugo diz:
um filho do dragão, do demôno
HENRY diz:
ele é mal, mas na mesmo proporção que um leão é mal quando mata um animal na savannah, ou quando ataca uma pessoa
victor hugo diz:
sem sombra (aliás, com muita sombra!) de dúvida
HENRY diz:
mas ele é mais mal por que raciocina. se um leão raciocinasse, vc ia ver...
victor hugo diz:
estou gostando mesmo deste cara!
HENRY diz:
ele é como um tufão, uma avalanche.um terremoto
um desastre da natureza.que não tem como lutar contra.que ninguem pode impedir, mas precisa ser impedido
victor hugo diz:
uma força da natureza! insuperável, mas que precisa ser controlada, no mínimo! quase um paradoxo, para nosso paladino imortal!
HENRY diz:
isso seria interessante
conseguir construir um personagem com essa profundidade psicologica
victor hugo diz:
mas, e o nome Dele, Henry? É imprescindível um nome forte, que denote sua força devastadora!
HENRY diz:
poderiamos reorientar o mito aqui no brasil
o nome é algum extremamente dificil mesmo
não consigo imaginar nenhum no momento
victor hugo diz:
dracula é imbatível! mas podemos chegar perto! todos do fórum pensando juntos! podemos arranhar a sedução do nome drácula!
victor hugo diz:
reorientar o mito! que espetáculo de perspectiva
HENRY diz:
acho que poderiamos desenvolver uma nova escola de vampiros
um vampirismo neoclassico, uma retomada dos costumes, devolver o mito ao genero terror
victor hugo diz:
podemos criar possibilidades em cima da visão clássica, perdida há mto
HENRY diz:
o mais dificil é todo mundo aceitar lá no forum
gostaria que vc defendesse essa ideia lá por nós dois, caso eu nao possa aparecer por lá nos proximos dias
victor hugo diz:
qdo escrevi "uma refeição frugal", pesquisei, por alto, sobre o mito e há mto o que pesquisar se quisermos ser bem sucedidos em tal empresa!
victor hugo diz:
pode deixar! defenderei com unhas e presas! rsrsrs
victor hugo diz:
a versão do mito em cada país, região, é bem rica, em alguns lugares muito distintas da nossa visão concretizada dos vamnpiros. como os vampiros do oriente
HENRY diz:
sim, a literatura, aliás, é só um resultado das leituras sobre as origens do mito
feitas por caras cmo Bram Stocker e john polidori
victor hugo diz:
recriar o mito! esta foi genial! uma tarefa digna de escritores que estão comprometidos com vampiros de verdade!
Mas o nome, acho que se tds concordarem, é o primeiro passo. este definirá a personalidade da nossa personagem, antes mesmo dela nascer completamente!
HENRY diz:
É. o nome é tão dificil de se criar que já pode começar a ser bolado
mas antes é bom ter a ideia aprovada no forum


Então, pessoal, é isso. Qual a opinião de vcs?
Victor
Victor

Mensagens : 408
Data de inscrição : 04/04/2009
Localização : Não-Me-Toque / RS

http://www.contosominosos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Celly Borges Seg 10 Ago 2009 - 22:41

A minha opinião é que vcs falam demais... What a Face

Sério, gostei da ideia. De minha parte podemos trabalhar em cima disso...
alien
Celly Borges
Celly Borges

Mensagens : 1701
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 40
Localização : Curitiba/BH

http://mundodefantas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Tânia Souza Ter 11 Ago 2009 - 0:41

Está conversa é muito interessante para ver como pode ser o processo criativo, o nascer de um personagem e

sim, vcs falam demais, rss ~~


Este renascer do mito pode ser o diferencial que procuravamos, um resgate e ao mesmo tempo, sem deixar de lado o contemporâneo, gostei muito meninos!
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Ter 11 Ago 2009 - 8:16

Bem, pelo que consegui ler da conversa, a ídeia seria criar um caçador de vampiros imortal e um vampiro único, nos moldes clássicos, desvastador em termos de personagem, um embate entre duas forças através dos séculos? Não seria o caso deste vampirão-mor ter alguns asseclas para o caçador se divertir em alguns contos e, de vez em quando, o enfretamento com o próprio que pode resultar de algumas brigas em narrativa diversas? Quanto ao "clássico", de minha parte, acho legal. Os vampirinhos modernosos, apesar de estarem em alta, torço o nariz para eles.


A revista época desta semana trás uma reportagem sobre uma nobre, meio louca, dos idos de 1600 que banhava-se em sangue humano para rejuvenecer a pele, fato verídicol e e documentado. Não tive a oportunidade de ler a matéria ( a revista não era minha ) mas na chamada tem alguma coisa a ver com o mito do vampiro ou coisa que o valha!
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Victor Ter 11 Ago 2009 - 10:01

Afonso, é sobre a condessa de Batory, se não me engano. Uma sádica que torturava e matava seus empregados e, sim, banhava-se em sangue acreditando que esta era uma maneira de se manter jovem eternamente. Na net encontramos muita informação sobre esta maluca.

Sobre nossas personagens: A idéia é, como vcs viram em nossa conversa (que eu editei, pq é mto mais longa, viu gurias, rsrsrs) desenvolver o caçador com o dom da imortalidade, mas sem nenhum outro poder. O vampiro tem que ser "O cara". Um vampiro que seja a semente da idéia fantástica do Henry de reorientar o mito. Esta é uma tarefa bem difícil, hercúlea no mínimo, eu diria. Mas com escritores do porte de vcs, certeza de que chegamos lá. Precisaremos de mta pesquisa para confrontar a visão destas criaturas no ocidente e no oriente (salve a net!) e iniciar o desenvolvimento da personagem. Bem, lógico que ainda falta a aprovação dos demais, Lino, Luiz, Luciano, Márcio, Flávio, Susana, Obed, Léo. Então, vamos esperar as suas manifestações.

Afonso, eu particularmente não vejo problema qto aos asseclas do nosso vampiro.
Victor
Victor

Mensagens : 408
Data de inscrição : 04/04/2009
Localização : Não-Me-Toque / RS

http://www.contosominosos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Márcio Renato Bordin Ter 11 Ago 2009 - 12:06

Um caçador de vampiros e dá um lobo pra ele para os lobisomens não ficarem com ciúmes. Very Happy
Márcio Renato Bordin
Márcio Renato Bordin

Mensagens : 203
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://dezembro13.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Poleto Ter 11 Ago 2009 - 12:43

Rapaz, eu não curto os vampiros. Não esta nova geração, mauricinhos e afins. Motivo pelo qual nunca me aventurei a escrever histórias de vampiros.
Entretanto, eu gostei muito da direção que vocês deram a este exercício. E sim, eu apoio e digo que farei parte do que for criado aqui!

P.S: Há um tempo venho trabalhando uma idéia que me surgiu certa vez, para um romance sobre... vampiros! Confesso que o que foi discutido aqui, bem por alto remete a algumas idéias que tive. Se tudo der certo, vou "roubar" algumas das idéias criadas aqui para o meu futuro romance, se ninguém se opuser a isto.
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Ter 11 Ago 2009 - 14:44

Afonso escreveu:
Bem, pelo que consegui ler da conversa, a ídeia seria criar um caçador de vampiros imortal e um vampiro único, nos moldes clássicos, desvastador em termos de personagem, um embate entre duas forças através dos séculos? Não seria o caso deste vampirão-mor ter alguns asseclas para o caçador se divertir em alguns contos e, de vez em quando, o enfretamento com o próprio que pode resultar de algumas brigas em narrativa diversas? Quanto ao "clássico", de minha parte, acho legal. Os vampirinhos modernosos, apesar de estarem em alta, torço o nariz para eles.


A revista época desta semana trás uma reportagem sobre uma nobre, meio louca, dos idos de 1600 que banhava-se em sangue humano para rejuvenecer a pele, fato verídicol e e documentado. Não tive a oportunidade de ler a matéria ( a revista não era minha ) mas na chamada tem alguma coisa a ver com o mito do vampiro ou coisa que o valha!

Sim! O vampiro tem que ter outros vampiros ao seu serviço, e humanos tmbm! Afinal, ele não poderá andar de dia e precisa de humanos pra cuidar de seus interesses à luz do sol. Mas não gostaria de que essa gangue de vampiros fosse tão racional como nos filmes atuais, por exemplo. Deus me livre de algum dos vampiros chamar o vampiro-mor de chefe, rrsrsrssr! Seria tipo: alguem que foi vampirizado pelo vampirão e que ficou solto por aí. Isso nos daria margens para colocar om personagem em situações interessantes, como: Ataque de vampiros numa fazenda, um vampiro atacando pessoas perto de um cemitério, estranhas doenças do sangue ocorrendo um alguma comunidade rural. Coisas assim, todas causadas pela ação do vampirão atraves das pessoas que ele vampiriza. Daí, aqui e acolá, algum dos vampirizados pode citar um "mestre" ou "um cara que vem pra destruir", ou "cuidado com Ele!", ou ainda: "O mestre irá te partir em dois, seu merda!" (que nem em A HORA DO ESPANTO!"rsrsrsrsrs! Mas nem sempre! Pois na maioria das vezes o caçador não dará chance para que o vampiro fale qualquer coisa. Ele ja chega descendo a madeira, rsrssrrs! mas não que nem o Blade!!!!! Em nome de Allah, ele nunca vai dar um caratê no vampiro! Ele é como o Lancaster Merrin, o velho exorcísta do romance do Blatty. Sério, preciso, culto, feroz quando precisa, impõe a moral mesmo, de verdade. Quando ele está trabalhando, treme todo mundo, vampiros e humanos.

Ele pode sentir o cheiro do vampiro-mor exalando dos vampirinhos que ele encontra pelo caminho. E pode dizer: "Sei de onde vc veio, seu verme!" Coisas assim. Ou ainda, antes de mandar o vamp de volta pro inferno: "Diga ao seu dono que estou indo!" Não necessáriamente essas palavras, mas frases que demonstrem a ligação do vampiro que está sendo destruido com o vampiro-mor.

Temos que encarar de uma forma: Um vampiro não é nada natural. Os vampiros são tratados com naturalidade somente por esses novos escritores de terror seguidores da Anne Rice ou dessa outra que agora inventou os vampiros que soltam pururina pelo...pé. De resto, vampiros não podem ser vistos como algo natural. Mas podemos mostrar alguns que sabem usar de charme, elegância e inteligência para perpetrar seus atos hediondos, afinal, Dracula era um gentleman quando precisava, srrssrsr.

Um vampiro já é algo terrível, imaginem muitos! Um só vampiro existir de verdade sobre a face da terra é o mesmo que Deus existir e aparecer na praça central, entendem!? uma coisa do outro mundo! Estarrecedora. Não podemos tratar os vampiros com natuiralidade tipo: "Olha, seu vizinho é um vampiro!" "Ah, então vamos lá matar ele!". Falar que aqui ou alí tem um vampiro é sempre estarrecedor, assustador, inacreditável. Ninguem acredita em vampiros!

Tudo isso pra dizer: Todos os vampiros que o caçador encontrar são criações do vampiro-mor, seja nos EUA, seja no Nepal! Não tem outra fonte para eles. Já pensou se tivesse? E por que isso? Ora, existir uma só fonte criadora de vampiros já é absurdo, imagine mais de uma! Aí o negócio fica banalizado, em cada esquina tem um vampiro criando outros vampiros, sacam!? Existe outra fonte pra Deus? Se Deus aparecesse nós perguntariamos: O senhor é da parte de quem?. Não fariamos isso né? Isso se aplica tmbm aos santos, por exemplo. Se são Pedro aparecesse nos nossos quintais já saberiamos automaticamente que Deus o mandou, né? E assim seria com qualquer outro santo, ora, pois todos os santos vem de Deus. E tdos os vampiros vem do vampiro-mor. Assim estabelecemos esse link por todos os contos que elaborar-mos além de sermos forçados a respeitar ao máximo a coerencia entre as historias.

Acho que a saída é pensar o exercício como um seriado de tv, tipo Arquivo X ou Sobrenatural.

Bem, mas tudo isso é só sugestão. Idéias que não precisam ser aceitas se não forem consideradas boas pela maioria.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Obed de Faria Junior Ter 11 Ago 2009 - 16:19

Olá a todos! Li tudo quanto já foi debatido neste tópico e, sinceramente, creio que eu vá ficar assistindo a evolução do exercício, porém presumo que a mim não caiba muito que acrescentar. Os especialistas em vampiros estão à solta por aqui e eu - num raríssimo acesso de modéstia! - admito que meus conhecimentos sobre o tema são reduzidos demais para oferecer alguma contribuição valiosa. No minha mal informada opinião, tudo que diga respeito a vampiros, queiramos ou não, estará à mercê de clichês que já se repetem a décadas, seja no cinema ou na literatura.

Obviamente, variações sobre o mesmo tema sempre serão possíveis. Cito, por exemplo "Vanhelsing - o caçador de monstros", que tentou ser uma versão quase épica da lenda, ou "Crepúsculo", que é um drama para pré-adolescentes muito adocicado. Ainda, dentro da linha sugerida no exercício, existe um seriado na TV a cabo (Universal Channel), "Reapper - um trabalho infernal", que nada mais é que um caçador de demônios que asume compulsoriamente a função por ter tido sua alma vendida ao diabo pelos pais, quando ainda era pequeno.

Depois de muito matutar, fiquei pensando numa forma de, efetivamente, cogitar algo que tornasse a abordagem realmente original. Contudo, como eu disse, meus conhecimentos sobre o tema são muito rasos e não estou à altura para uma tarefa dessas. Meu viés cômico só coneguiu imaginar um caçador de vampiros que desmaiasse toda vez que visse sangue ou um vampiro que sofresse de hemofilia. Aguardo ansioso para ver o que as mentes brilhantes e o talento inconteste de todos, por aqui, irá desenvolver. Grande abraço!
Obed de Faria Junior
Obed de Faria Junior

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2009
Idade : 63
Localização : São Paulo

http://obed.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Ter 11 Ago 2009 - 16:36

É Obed, a originalidade quando lidamos com a temática do vampiro é algo muito complicado. É quase como uma pedra filosofal para os escritores do gênero. E é sempre bom quando vc consegue encontrar essa pedra e elaborar algo que ainda não foi elaborado... Porém, como eu sempre tenho defendido aqui e em tantos outros sítios onde a gente assombra, rrsrsrssr, bem, não vejo a completa originalidade de uma abordagem como um fator fundamental para que o texto fique bom. Existem, ao contrário, trabalhos tanto em literatura quanto em cinema (os dois principais focos da atividade fantástica) que não são em absoluto originais e, no entanto, são excelentes.
A mim interessa muito mais a qualidade de como é feita a abordagem do que a originalidade da mesma. Sempre defendo que os clichês são ótimos desde que bem trabalhados, mesmo que retrabalhados pela milionésia vez. No cinema temos recentemente ótimos filmes elaborados completamente sobre clichês mais do que conhecidos, como O GRITO, O CHAMADO, ABISMO DO MEDO, EXTERMÍNIO e o mais recente REC. No caso do vampirismo o negócio é ainda mais fechado por que o vampiro é sujeito à algumas características clássicas das quais não é nem bom vc tentar escapar. Ai de um vampiro que não morra com a luz do sol, que não deteste alho, que não se queime com água benta! Ai de um vampiro cujo reflexo apareça na superfície dos espelhos! Não vejo isso como clichê. São leis universais para os vampiros, da mesma forma que não-voar é uma lei para os humanos e nenhum pode escapar dela.

Com relação aos rumos da história do nosso exercício, dificilmente conseguiremos elaborar algo que jamais tenha sido proposto na literatura ou no cinema, primeiro por que teremos que lidar com essas características universais do vampiro e depois por que elas mesmas acabam determinando parte da conduta dos outros personagens. Se eu sei que um vampiro teme a cruz, em algum momento eu vou acabar apontando uma pra ele, srrsrssrsr.

Acho que o ponto primordial do exercício, pelo menos de acordo com minha visão sobre ele, é o de tentar colaborar de alguma forma pra tentar devolver o vampiro para seu universo original, que é o das historias góticas de terror. E aí é como os críticos costumam falar sobre litertura fantástica: não poderemos esquecer nem da coruja, nem do gato preto, nem do casarão em ruínas numa noite de tempestade,. rsrsrssrsr
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Obed de Faria Junior Ter 11 Ago 2009 - 16:43

Grande Henry Evaristo!

Acho que captei a idéia! A morte, por exemplo, é um clichê do qual quem está vivo não tem como fugir. Entretanto, quantos modos há de se morrer? Há morte matada e morte morrida e quem mata e morre sempre estará sujeito a alguma variação que tornará essa banalidade mortífera mais original.

De qualquer forma, diante de minha assumida ignorância sobre o assunto, irei aguardar o início do desenvolvimento da trama e, quem sabe, eu pegue carona e vá no embalo.

Por ora, deixo aqui alguns sustos reservados para manifestar, tão logo as macabras situações se apresentem.
Obed de Faria Junior
Obed de Faria Junior

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2009
Idade : 63
Localização : São Paulo

http://obed.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Ter 11 Ago 2009 - 17:19

Bem, como a maioiria dos interessados já se manifestou, temos aí um vislumbre do que se pretende chegar: contos de terror sobre um caçador de vampiros ( imortal ) que enfrenta uma Vampiro poderoso, fonte única de onde outros vampiros são criados e vagam pelos paises.

O Poderoso Vampiro, e os seus derivados, são passíveis das condições clássicas das leis que regem a sua natureza: tem pavor da cruz, de alho, morre com estaca no coração, não tem reflexo no espelho... faço apenas uma ressalva ( se transformar em morcego acho apelativo demais, né? ). Todos eles devem emitir pavor ao serem defrontados, sem espaço para humor desnecessário.

Diante disto temos algumas questões para discutir: a origem de ambos ( caçador e Vampiro-mor ). Em relação ao Vampiro-mor a imortalidade é óbvia pelas leis que regem a sua natueza, mas o nosso destemido caçador vai precisar de uma boa "justificativa" para ter esta imortalidade que pode ser explícita através de alguma história ou um segredo, que até o próprio desconhece, ( que temos de bolar qual ) que pode ser desvendado em algum conto específico para tal ( apenas sugestão ).

Quanto a origem do Vampirão, o seu aparecimento, ficaria interessante criá-lo com um grande acontecimento histórico como pano de fundo: se na era medieval ou antes de cristo ou sei lá... fica aberto a discussão. E também saber se o caçador e o Vampiro-mor tem esta origem no mesmo tempo histórico ou não, enfim, algumas peças deste quebra cabeças para se começar a montagem!
bounce
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Obed de Faria Junior Ter 11 Ago 2009 - 17:22

Highlander x Drácula

Vai ser interessante!
Obed de Faria Junior
Obed de Faria Junior

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2009
Idade : 63
Localização : São Paulo

http://obed.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Flávio de Souza Ter 11 Ago 2009 - 18:54

Olá pessoal!

A idéia é ótima e os pontos destacados só colaboram com ela. Gostaria de tocar num ponto que acho interessante e que poucas vezes é levado em consideração quando se fala sobre vampiros. O Afonso destacou bem que a origem deve ser focada, com a época e o cenário em evidência, mas poderíamos, também, além disso, conseguirmos uma justificativa para o aparecimento da espécie ( leia-se o vampiro-mor ), o porquê da alma amaldiçoada, a necessidade do sangue, a agressividade animalesca mesclada com a inteligência. Nesse ponto, na origem propriamente dita, não há uma verdade absoluta, como no caso das características já citadas, poderes e fraquezas, portanto seria algo com um leque grande de opções a serem trabalhadas.

Em tempo, a Condessa Elizabeth Bathory, a que se banhava em sangue e torturava os criados, camponeses e até as filhas dos nobres, tinha parentesco com o nosso ilustre Vlad, O Empalador, talvez daí o gosto refinado pelo sangue rsrsrsrsrsrs,

Abraços,

Flávio
Flávio de Souza
Flávio de Souza

Mensagens : 719
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

http://www.flaviodsouza.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Lino França Jr. Ter 11 Ago 2009 - 19:40

Senhores, finalmente consegui ler todos os posts deste tópico. Acho a idéia muito interessante. Ainda que eu não tenha predileção por vampiros, alguns de meus contos tomaram o rumo, até de certo ponto, involuntário às histórias dos sugadores de sangue. Concordo com as idéias da maioria, principalmente pelos pontos abordados pelo Henry, considerando que os elementos clássicos do vampiro devem ser mantidos e respeitados: água benta, crucifixo, alho, morcegos, caixões, a falta de reflexo diante do espelho, aversão ao sol, e demais situações já conhecidas por todos. A idéia central pode tomar inúmeros caminhos diferentes, mas seria importante mantermos os elementos básicos das histórias antigas.

Por coincidência, assim como o Poleto, estou finalizando um conto que trata exatamente sobre o embate de um vampiro contra um caçador. Vou revisá-lo, e se achar que ficou interessante, pretendo mandá-lo ao concurso promovido pelo Barão no site Contos Grotescos.
Lino França Jr.
Lino França Jr.

Mensagens : 975
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 50
Localização : São Paulo

http://www.masmorradoterror.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Ter 11 Ago 2009 - 20:11

Entendo a preocupação do Afonso com relação à transformação do vampiro em morcego. Acho que poderiamos fazer as coisas assim: Eles não se tranformarão em morcegos daqueles tipo dos filmes do Christopher Lee, srrsrssr. Não voarão por aí dizendo "coré coré coré...!" (morcego faz coré coré?) Rsrsrsrsrsr! Bem, quando penso em vampiros se transformando em animais, imagino seres a meio caminho entre o humano e a animal, como um lobisomem, por exemplo, mas não inteiramente um lobisomem. No caso da transformação em morcego, a imagem que me vem à mente é a do ser do filme Dracula de Bram Stoker, do Coppola; uma coisa com traços exagerados, dentes, garras e orelhas enormes...

Mas acho que essas tranformações não devem ocorrer normalmente. Só em situações extremas para eles, os vampiros. Em momentos de fuga desesperada, ou de ira extrema. No dia-a-dia vampírico, acho que eles podem voar na forma humana mesmo. Alguns, os mais refinados, flutuam sobre as casas, de noite, em suas formas humanas, com suas capas e sobretudos longos... Outros, menos glamourizados, saltam de cima das árvores sobre as vítimas incautas. Esses podem até tirar a roupa pra poder voar melhor... Seria uma inovação não? Laughing

Um detalhe: Podemos usar a regra, que já foi utilizada por livros e filmes, de que só o vampiro-mor é que tem poder suficiente para transformar alguem em vampiro. Já os transformados por ele, se limitam a matar pra saciar a sede ou por outros motivos quaisquer. Esse é um ponto que justifica o fato de que todos os vampiros têm origem apenas no vampiro-mor.

outro detalhe: Como todos os vampiros do mundo são criados pelo vampiro-mor, eles não são muitos. Não pode ter, por exemplo, uma tribo de vampiros. Podem ter duplas ou trios que atuam juntos, mas nunca gangues de vampiros espalhadas pelo mundo. Isso tornaria os casos de ataques mais verossímeis e estarrecedores.

Podemos fazer as coisas de forma que o caçador viva seguindo os passos do vampiro-mor de país pra país, seguindo os rastros dos ataques de seus asseclas. Uma fazenda no canadá, uma floresta na rússia, um hotel no Caribe, rrsrssr. Agora temos tmbm que inventar um motivo pra este turismo vampírico do vampiro-mor. Por que ele vai tanto para países diferentes? Estará procurando, ele mesmo, alguma coisa misteriosa? Ou não tem motivo racional nenhum e ele, na verdade, é como uma tempestade que vai pra onde o vento sopra?
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Qua 12 Ago 2009 - 8:08

Bem, com relação a vampiro voar, apesar do insólito de tudo que cerca esta figura, ainda acho um exagero, sabe. Acho que ele poderia ter uma força e agilidade descomunais quando estivesse em suas condições normais: tipo poder pular do chão em cima de uma casa, por exemplo, assim como os vampiros de "30 dias de noite". Essa coisa de voar soa como vilão de história em quadrinhos, sei lá, mas se o pessoal achar que o homem deve voar, que assim seja. Em relação a metamorfose que o Henry falou, faço gosto, acho até que o homem devia projetar umas unhas bem grandes e afiada para poder desossar melhor a presa.

Algo que seria interessante é pensar no nosso vampiro como um ser inteligente e pragmático, isto quer dizer que ele não sairia por aí vampirizando todos que encontrasse, como bem disse o Henry. Penso que aqueles que ele transforma em vampiro é porque os escolhidos devem ser de alguma utilidade para os seus propósitos egoistas de segurança e bem estar ou algum tipo de plano de dominação seja ela qual for. Aliás, a escolha do vampirão tornar alguém vampiro pode ser a espinha dorsal em termos de enredo para poder montar o conto!
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Victor Qua 12 Ago 2009 - 8:49

Se não me engano, falta apenas o Luciano aprovar a idéia. Então, se ela for unânime (lembro que unanimidade é 100% de concordância) podemos começar com o que o Flávio bem abordou: A origem das nossas personagens. Mas antes, como havia conversado com o Henry, faz-se necessário pensarmos os nomes delas, essencialmente do vampiro. Não sei se todos concordam, mas o nome de uma personagem é fundamental para o seu sucesso. Já imaginou se Drácula respondesse pela alcunha de, hããã...Edward! (deus nos livre!!! rsrsrs). Qto ao vampiro voar, me agrada mais a idéia de algo entre o vôo e saltos gigantescos, como em 30 dias de noite, como citou o Afonso, ou como os vampiros de A invasão de Santerez, do Henry. Mas, é uma discussão que, penso, terá que evoluir depois de pensarmos o momento mais crítico: O nome! Depois, acho que fica até mais fácil construirmos uma origem que, como disse o Henry, reoriente o mito. Algo tão forte e profundo, que vá ecoar por todos os cantos da literatura fantástica contemporânea, que vá repercurtir em todos os cantos da web (se eu estiver exagerando, amigos, pisem no freio, rsrsrrs). Então, esperamos o Luciano tbem concordar e damos inicio à criação do nome? O que acham, nobres?
Bem, essa é a opinião de quem ainda está aprendendo muito com todos vcs, grandes!
Victor
Victor

Mensagens : 408
Data de inscrição : 04/04/2009
Localização : Não-Me-Toque / RS

http://www.contosominosos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Barreto Qua 12 Ago 2009 - 8:59

victor meloni escreveu:Se não me engano, falta apenas o Luciano aprovar a idéia. Então, se ela for unânime (lembro que unanimidade é 100% de concordância) podemos começar com o que o Flávio bem abordou: A origem das nossas personagens. Mas antes, como havia conversado com o Henry, faz-se necessário pensarmos os nomes delas, essencialmente do vampiro. Não sei se todos concordam, mas o nome de uma personagem é fundamental para o seu sucesso. Já imaginou se Drácula respondesse pela alcunha de, hããã...Edward! (deus nos livre!!! rsrsrs). Qto ao vampiro voar, me agrada mais a idéia de algo entre o vôo e saltos gigantescos, como em 30 dias de noite, como citou o Afonso, ou como os vampiros de A invasão de Santerez, do Henry. Mas, é uma discussão que, penso, terá que evoluir depois de pensarmos o momento mais crítico: O nome! Depois, acho que fica até mais fácil construirmos uma origem que, como disse o Henry, reoriente o mito. Algo tão forte e profundo, que vá ecoar por todos os cantos da literatura fantástica contemporânea, que vá repercurtir em todos os cantos da web (se eu estiver exagerando, amigos, pisem no freio, rsrsrrs). Então, esperamos o Luciano tbem concordar e damos inicio à criação do nome? O que acham, nobres?
Bem, essa é a opinião de quem ainda está aprendendo muito com todos vcs, grandes!

Victor, não falta mais. Aprovadíssimo!

E acho a ideia dos nomes deveras interessante (os saltos magnéticos também).

Nós poderíamos deixar de cinco a dez nomes (cada membro) para o vampiro-mor a fim de que todos avaliassem.

No momento, não me ocorre nenhum! silent

Mas estou a pensar.
Barreto
Barreto

Mensagens : 312
Data de inscrição : 15/01/2009

http://www.arquivodobarreto.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Victor Qua 12 Ago 2009 - 10:10

Caramba, esqueci o Léo!!! Pode enfiar uma estaca em meu estranho coração, Léo!

Pessoal, acho que ele está com problemas em acessar a web. Então, irmãos e irmãs? Alguem tem mais um meio de entrar em contato com ele?
Victor
Victor

Mensagens : 408
Data de inscrição : 04/04/2009
Localização : Não-Me-Toque / RS

http://www.contosominosos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Qua 12 Ago 2009 - 10:23

Bem, sobrou um tempinho rápido aqui no trabalho e fiz uma pesquisa na internet. Busquei nomes de Demônios porque tal ser, provavelmente estará ligado as profundas do inferno ou não, então acabei dando de cara com uma lista de nomes que segue abaixo: são oções que podem ter nomes composto, sei lá! Temos de começar por algum lugar.

Adramelech - demônio sumeriano.
Ahpuch - demônio maia.
Ahriman - demônio mazdeano.
Amon - Deus egípcio da vida e reprodução, com cabeça de carneiro.
Apollyon - sinônimo grego para Satan, o arquidêmonio.
Asmodeus - demônio hebreu da sensualidade e luxuria, originalmente "criatura do julgamento".
Astaroth - deusa fenícia da lascívia, equivalente da Ishtar babilônica.
Azazel - (hebreu) instruiu os homens a criarem armas de guerra, introduziu os cosméticos.
Baalberith - senhor canaanita da Convenção, que se tornou mais tarde um demônio.
Balaam - demônio grego da avareza e cobiça.
Baphomet - adorado pelos Templários como símbolo de Satan.
Bast - deusa egípcia do prazer representada pelo gato.
Beelzebuth - (hebreu) senhor das moscas, tomada do simbolismo do escaravelho.
Behemoth - personificação hebraica de Satan na forma de um elefante.
Beherit - nome sírio para Satan.
Bile - deus celta do inferno.
Chemosh - deus nacional de Moabites, mais tarde um demônio.
Cimeries - monta um cavalo negro e rege a África.
Coyote - demônio do índio americano.
Dagon - demônio filisteu vingativo do mar.
Damballa - deusa serpente do Vodu.
Demogorgon - nome grego para demonio, diz-se que não seria conhecido pelos mortais .
Diabolus - (grego) "fluindo para baixo".
Dracula - nome romeno para demônio.
Emma- O - regente japonês do inferno.
Euronymous - príncipe grego da morte.
Fenriz - filho de Loki, descrito como um lobo.
Gorgo - diminutivo de Demogorgon, nome grego para demônio.
Haborym - sinônimo grego para Satan.
Hecate - deusa grega do mundo subterrâneo e feitiçaria.
Ishtar - deusa babilônica da fertilidade.
Kali - (hindu) filha de Shiva, alta sacerdotisa de Thuggees.
Lilith - demonio feminino hebraico, primeira mulher de Adão que lhe ensinou as cordas.
Loki - demônio teutônico.
Mammon - deus aramaico da riqueza e do lucro.
Mania - deusa etrusca do inferno.
Mantus - deus etrusco do inferno.
Marduk - deus da cidade de Babilônia.
Mastema - sinônimo hebreu para Satan.
Melek Taus - demônio yesidi.
Mephistopheles - (grego) quem evita luz, Faustus.
Metzli - deusa astecas da noite.
Mictian - deus astecas da morte.
Midgard - filho de Loki, descrito como uma serpente.
Milcom - demônio amonita.
Moloch - demônio fenício e canaanita.
Mormo - (grego) rei dos Ghouls, consorte de Hecate.
Naamah - demônio feminino grego da sedução.
Nergal - deus babilônico do Hades.
Nihasa - demônio do índio americano.
Nija - deus polaco do mundo subterrâneo.
O-Yama - nome japonês para Satan.
Pan - deus grego da luxuria, depois relegado ao demonismo.
Pluto - deus grego do mundo subterrâneo.
Proserpine - rainha grega do mundo subterrâneo.
Pwcca - nome galês para Satan.
Rimmon - demônio sírio adorado em Damasco.
Sabazios - demonio frigio, identificado com Dyonisus, adorado como serpente.
Saitan - equivalente enoquiano de Satan.
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos