FORUM DA CÂMARA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

+8
Poleto
Márcio Renato Bordin
Tânia Souza
Celly Borges
Victor
Barreto
Afonso
Henry Evaristo
12 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Celly Borges Sex 14 Ago 2009 - 1:29

Oh, adoro o nome Andreas!!!
Celly Borges
Celly Borges

Mensagens : 1701
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 40
Localização : Curitiba/BH

http://mundodefantas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Sex 14 Ago 2009 - 1:31

Henry Evaristo escreveu:É verdade. Faltou cuidar do caçador. Mas antes temos que confirmar as escolhas dos nomes do vampiro:

NOME FALSO: Andreas Corbin? O Victor propôs o nome Waine Torrance. temos que escolher um dos dois. O outro pode ser automaticamente o do caçador. Detalhe: o caçador tmbm precisará de um nome original pelo qual era conhecido na Grecia mas acho que não precisa ser tão forte nem tão cheio de significado quanto o do vampiro.

NOME VERDADEIRO: Adrastea (só isso, ou com algum sobrenome)? acho interessante a relação sonora que Adrastea tem com Andreas.

ORIGEM: Ficará a origem alienígena proposta pelo Afonso ou elaboraremos outra?

Fico com o Andreas Corbin para o nome popular do Vampiro. Acho legal um sobrenome para Adrastea, nada de muito pomposo.

Sobre o ORIGEM do Vampiro, os amigos podem postar alguma sinopse rústica para que possamos avaliar e votar. Acho que a história da origem é ponto importante porque o personagem Adrastea, o .... ( apelido aqui fica bem também ) será propriedade intelectual ( informal ) do nosso grupo e aí, quando tivermos vontade e criatividade, sempre podemos criar uma ou outra história sobre ele, além da que será destinada ao exercício.
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Victor Sex 14 Ago 2009 - 9:51

Qto ao sobrenome para Adrastea, eu pessoalmente não acho interessante, uma vez que é a alcunha dada pelos gregos, numa tentativa de "classificar" a criatura, seu poder, sua natureza beligerante. Lembro que Adastrea significa "De quem não se pode escapar". O demônio era chamado, em hebraico, de Sathan (O Adversário), sem sobrenomes! Assim como os romanos o chamaram de Diabolos (mesmo significado)e, sem sobrenome! Drácula (filho do dragão, ou demônio) bem,...não tem sobrenome! Já, Lestat, Edward e cia, todos tem...sobrenome!!! Mas está é apenas minha opinião. Se a galera decidir que nosso vampirão deve ter um segundo nome, acato o veredito.

Qto a origem alienígena, eu achei uma idéia muito, mas muito mesmo, boa. Mas, não para o nosso vampiro. Não sei bem como justificar isso, o que acontece é que eu gostaria de uma origem mais humana, ou coisa parecida. E não que eu tenha algo contra os clichês! Pelo contrário. Aliás, certa vez, lá no RL eu e o Flávio trocamos umas idéias sobre (alguem havia falado "mal" dos clichês) e saiu até uns contos, meus e dele, com a temática mais "clichezada" possível! rsrsrsrs. Mas, outra vez, se a maioria decidir por esta origem, então vamos à ela. Td bem, ainda não tenho alternativa para a ascendência da nossa personagem rsrsrsr para postar como alternativa.

Qto ao nome "popular" do vampiro: Andreas Corbin (Homen de poder + corvo) e Wade Torrance (Andarilho impiedoso). Só temos estas duas opções? Lembro que os demais colegas ainda não se manifestaram sobre, tampouco deram outras alternativas. Apenas o Afonso e a Celly manifestaram a preferência por Andreas. Todavia, o Henry deu uma dica interessante, uma vez decidido por um dos dois, o outro poderá ser o do caçador?

Caramba! Escrevi, hein....rsrsrsrs
[b]
Victor
Victor

Mensagens : 408
Data de inscrição : 04/04/2009
Localização : Não-Me-Toque / RS

http://www.contosominosos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Lino França Jr. Sex 14 Ago 2009 - 10:03

Henry Evaristo escreveu:É verdade. Faltou cuidar do caçador. Mas antes temos que confirmar as escolhas dos nomes do vampiro:

NOME FALSO: Andreas Corbin? O Victor propôs o nome Waine Torrance. temos que escolher um dos dois. O outro pode ser automaticamente o do caçador. Detalhe: o caçador tmbm precisará de um nome original pelo qual era conhecido na Grecia mas acho que não precisa ser tão forte nem tão cheio de significado quanto o do vampiro.

NOME VERDADEIRO: Adrastea (só isso, ou com algum sobrenome)? acho interessante a relação sonora que Adrastea tem com Andreas.

ORIGEM: Ficará a origem alienígena proposta pelo Afonso ou elaboraremos outra?


Quanto aos nomes, eu ficaria com a opção de Andreas Corbin para nosso vampirão, e Waine Torrance, para o caçador. Adrastea também é ótimo, mesmo sem ter um sobrenome necessariamente.

Com relação à origem, olha, apesar de achar a idéia do Afonso muito criativa, sinceramente não me agrada essa ligação com alienígenas. Quando começamos a tratar do assunto, pensei que tomaríamos um rumo mais clássico, sem tantas invenções, mas tendo o foco principal na trama da história, ainda que, eu também acredite que a origem e personalidade do vampiro e do caçador devam ser algo de fundamental importânica. Ainda assim, apoio a decisão da maioria.
Lino França Jr.
Lino França Jr.

Mensagens : 975
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 50
Localização : São Paulo

http://www.masmorradoterror.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Poleto Sex 14 Ago 2009 - 10:04

Quanto aos nomes, prefiro me abster, já que sou péssimo na escolha de nomes (procura algum personagem com nome nos meus contos... é coisa rara). Smile
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Sex 14 Ago 2009 - 10:24

Certo, entendo o Lino e o Victor... o Henry mencionou o fato de não ser a origem do vampiro a perspectiva prioritária do projeto e este desconforto em não se enquadrar bem a situação é porque temos enraizado o vampiro como algo sempre conectado ao demônio, ou coisas oculta do gênero. O que de certa forma iria de encontro ao imaginário da maioria dos ponteciais leitores para a obra porque quando escrevemos pensamos em ser lidos e a teoria "alienígena" se constitui em algo que quebra esta "magia" na formação literária fantástica do leitor, pode virar um "bloqueio" alimentando o desinteresse do personagem. De fato, como disse a idéia era uma perspectiva para se ponderar.

Então, resta-nos forjá-lo com algum ritual pagão antigo, alguma coisa relacionada com o livro necronomicon, ou o livros dos mortos ( duas mitologias literárias que desconheço, mas sei que são antigos, acho até que o Necronomicon é obra fictícia de Lovecraft, né? ).

O cristianismo surgiu há dois mil anos, mas o Diabo já é bem mais velhinho! Também tem o dito popular que diz "em time que está ganhando não se mexe"! Portanto, O demo e Vampiro tem uma ligação forte. O que vamos fazer?
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Sex 14 Ago 2009 - 11:11

De posse de todas essas informações, vou tentar escrever alguma coisa. Não propriamente parte já do conto, mas algo que nos proponha um norte, um ponto de partida para a espinha dorsal dos nossos contos. Depois vou postar aqui para que todos possam aprovar ou não. Neste texto tentarei abordar os motivos, muito simples, e a origem, também muito simples, que imagino para nossos personagens. Não sei se vou conseguir neste momento; as coisas aqui em casa não estão muito fáceis e encontrar clima e tranquilidade pra escrever algo tão elaborado não está fácil. Mas, tentarei. Os amigos também podem tentar já elaborar alguma coisa.

Acho que está mesmo eleito o nome ANDREAS CORBIN para o vampiro. Automaticamente o outro nome excelente proposto pelo Victor, WAINE TORRANCE, fica para o caçador. Ainda temos que criar um nome grego para o caçador.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Victor Sex 14 Ago 2009 - 11:17

Henry Evaristo escreveu:De posse de todas essas informações, vou tentar escrever alguma coisa. Não propriamente parte já do conto, mas algo que nos proponha um norte, um ponto de partida para a espinha dorsal dos nossos contos. Depois vou postar aqui para que todos possam aprovar ou não. Neste texto tentarei abordar os motivos, muito simples, e a origem, também muito simples, que imagino para nossos personagens. Não sei se vou conseguir neste momento; as coisas aqui em casa não estão muito fáceis e encontrar clima e tranquilidade pra escrever algo tão elaborado não está fácil. Mas, tentarei. Os amigos também podem tentar já elaborar alguma coisa.

Acho que está mesmo eleito o nome ANDREAS CORBIN para o vampiro. Automaticamente o outro nome excelente proposto pelo Victor, WAINE TORRANCE, fica para o caçador. Ainda temos que criar um nome grego para o caçador.

Só uma coisinha, Henry. É Wade, não Waine, de acordo a origem anglo-saxônica.
Victor
Victor

Mensagens : 408
Data de inscrição : 04/04/2009
Localização : Não-Me-Toque / RS

http://www.contosominosos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Sex 14 Ago 2009 - 11:31

victor meloni escreveu:
Henry Evaristo escreveu:De posse de todas essas informações, vou tentar escrever alguma coisa. Não propriamente parte já do conto, mas algo que nos proponha um norte, um ponto de partida para a espinha dorsal dos nossos contos. Depois vou postar aqui para que todos possam aprovar ou não. Neste texto tentarei abordar os motivos, muito simples, e a origem, também muito simples, que imagino para nossos personagens. Não sei se vou conseguir neste momento; as coisas aqui em casa não estão muito fáceis e encontrar clima e tranquilidade pra escrever algo tão elaborado não está fácil. Mas, tentarei. Os amigos também podem tentar já elaborar alguma coisa.

Acho que está mesmo eleito o nome ANDREAS CORBIN para o vampiro. Automaticamente o outro nome excelente proposto pelo Victor, WAINE TORRANCE, fica para o caçador. Ainda temos que criar um nome grego para o caçador.

Só uma coisinha, Henry. É Wade, não Waine, de acordo a origem anglo-saxônica.

Rrrssrsr. É verdade. Melhor ainda. Essa minha mente decrépita as vezes me trai. Rrrrsr!
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Márcio Renato Bordin Dom 16 Ago 2009 - 11:48

Gostei de Andreas, e como o Henry disse, ele lembra o nome "Adastrea", mas Corbin, sei não. Soa um pouco fraco.

Porem, como não tenho nenhuma idéia melhor e vejo que a maioria concordou...
Márcio Renato Bordin
Márcio Renato Bordin

Mensagens : 203
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://dezembro13.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Tânia Souza Dom 16 Ago 2009 - 13:25

Relendo o tópico..
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Tânia Souza Dom 16 Ago 2009 - 14:11

Tentei captar o que li nos tópicos, mas não sei se perdi algo, meninos, se faltou algo ou se puderem postar uma breve explicação do que foi resolvido, estou sendo muito cara de pau em pedir isso ? Embarassed


nomes contemporâneos: Andreas Corbin e Wade Torrance. Gosto
nomes verdadeiros: Adrastea ( perfeito sem sobrenome ) caçador ?

Origem: ?
Mesmo nao precisando ser dissecada, seria bom ter uma explicação, principalmente para o caçador que é imortal e sua eterna luta contra o mesmo vampiro, alias, essa saga permite passagens por varios locais e datas históricas do mundo.

Espaço ou local original : ilha grega, ótimo. Voltando ao tópico onde se comentou sobre esse local, poderiamos tentar ver ali alguma explicação para a origem em si, tanto do caçador quanto do vampiro.
Ver a questão da água ou então, encontrar uma explicação para o medo da água a partir do momento que precisaram ( precisou ) deixar a ilha.

E nada contra termos alguns clichês narrativos, desde que não sejam exagerados.

A origem proposta pelo Afonso, acho interessante (alias, poderia nascer um conto muito bom heim Afonso) mas de fato não combina muito com este projeto, só que, assim como os demais, ainda não consigo pensar em outra, é... Rolling Eyes

ah, pelo que li, temos dois personagens e os dois me parecem interessantes de forma igual, vejo que o vampiro ainda é o mais fascinante, mas isso é normal, em se tratando de obras fantásticas... Será que teremos que optar pelo personagem principal ou favorito? ou ficamos com os dois? não sei, é só algo que me ocorreu...


Depois volto para reorganizar meus pensamentos ^^
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Tânia Souza Dom 16 Ago 2009 - 14:14

Ah, o que mais me agrada nesta composição é o resgate do mito, ainda que em roupagens diferentes.

A visão contemporânea dos vampiros adocicados e sensíveis de certa forma banalizam um dos personagens mais fascinantes e sedutores da literatura gótica....
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Dom 16 Ago 2009 - 20:41

Tentei ordenar todas as informações aqui postadas em tranformar tudo numa espécie de textos introdutório, mas confesso que ainda não consegui "arrumar" tudo a contento. Ainda tenho que pesquisar mais. Se alguém já tiver como fazer alguma coisa, por favor, fique à vontade.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Dom 16 Ago 2009 - 22:55

Senhores, estive tentando pesquisar os Vrikolakas, mencionado pelo Henry, mas o material, mencionado em vários sítios, oferece diferentes versões e complicam mais que esclarecem.

Caso o Henry se sinta com dificuldade de achar "o ponto g" do nosso vampiro seria interessante, então, cruzarmos a informação mais confiável sobre os Vrikolakas, principalmente no que diz respeito ao tempo histórico e pesquisar as religiões da época para achar o que seria a entidade malévola do inferno recorrente a esta época e daí criar a teoria (através de uma sinopse) de como surgiram os nossos personagens. Creio até que o próprio Henry já esteja fazendo isso, então, se ele quiser e tiver alguns links de ambos os tópicos ( Vrikolakas e religões pertinente a época e local ) quem sabe não poderíamos ajudar.

Também encontrei um artigo interessante escrito por Fábio de Melo lá no recanto sobre o mito do vampiro interessante para se ler e "climatizar" melhor as idéias.Inclusive a menção superficial aos Vrikolakdas. Segue linkk:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/276763
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Tânia Souza Dom 16 Ago 2009 - 23:07

Talvez na enciclopédia dos vampiros, tem quase tudo lá sobre os mitos...
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Dom 16 Ago 2009 - 23:10

Tânia Souza escreveu:Talvez na enciclopédia dos vampiros, tem quase tudo lá sobre os mitos...

Ué? Existe isto? Você tem o link?
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Seg 17 Ago 2009 - 1:39

O que sei sobre os Vrikolakas é pouco. Já andei estudando o assunto mas como minha cabeça anda muito muito mal, não lembro de quase nada, srsrsrsr. O fato é que, na verdade, essas criaturas não são propriamente vampiros na forma como imaginamos. Ao pensar neles, estamos lidando com informações ancestrais, quando nenhum dos conceitos que conhecemos existia.

Desconsiderando o fato de que a mitologia servia como um código místico com que os gregos buscavam entender o mundo e suas vicissitudes, vamos nos ater ao ser em sim e suas características mais objetivas e práticas: Ao falarmos dos Vrikolalas, estamos falando não só de uma das origens dos vampiros mas sim das origens de várias lendas conhecidas atualmente; mais precisamente, estamos falando das origens dos vampiros, lobisomens, incubus e súcubus! A coisa começa a se complicar!

Na verdade a Grécia possuia diversos "seres vampiros" dentre os quais as Lâmias, as Empusas e os próprios Vrikolakas eram os mais famosos. Não adianta tentarmos descobrir as origens destas lendas pois isso é uma tarefa praticamente impossível. Não existe essa informação. Tudo o que se propõe a definir a origem exata desses mitos clássicos é balela, invenção de escritores propotentes. Grande parte do conhecimento produzido na idade antiga foi destruido pela inquisição na idade média. Quase tudo se perdeu e hoje em dia, todo o conhecimento que o homem possui da era clássica representa pouco mais de 3%.

Pois bem: Aqui vamos complicar ainda mais as coisas. A lenda do Vrikolakas estabelece o ponto de ligação (ou um deles) entre a lenda dos vampiros e dos lobisomens. Para os gregos, vampiros e lobisomens eram continuação um do outro. Eihn? Homens que se transformavam em animais ( a tão mal entendida licantropia!) eram bem conhecidos dos gregos desde tempos imemoriais. E a crença corrente era de que um homem que se metamorfoseava em animal retornava à vida após sua morte, como um vampiro. A igreja católica medieval usou essa crença, passada por aculturação aos povos da europa, afirmando que um homem ou mulher que não adotasse o cristianismo corria o risco de se tornar um lobisomem em vida e um vampiro após a morte.

Sendo assim o nosso querido Vriko era um híbrido, rsrrrssr! Ainda assim, é a figura vampírica mais famosa da Grécia clássica.

Poderiamos eleger, aqui pra nós, a história de Lilith como a origem para todos esses camaradas dentuços e peludos. Bem, dizem que Lilith foi na verdade a primeira mulher de Adão. Isso na mitologia judáica. Há quem especule que isso constaria também na bíblia cristã, mas a passagem referente teria sido censurada e banida.

Deus, pois, teria originalmente feito Adão como homem e mulher ao mesmo tempo; um hermafrodita. Depois achou por bem separar as duas partes. Da separação restou Lilith, tão linda que Adão ficou meio doido demais por ela. Sabem como é que é, né... O resultado foi que, por conta da taração de Adão, Lilith se cansou logo dele e começou a se rebelar. Claro que todos (todos naquele tempo quer dizer Deus e Adão, claro!) perceberam desde sempre que o comportamento de Lilith não era lá muito legal. O tempo passou, e ao que tudo indica, Lilith acabou deixando Adão na mão, literalmente... e nosso herói se revoltou, com toda razão, afinal, o que de melhor poderia haver pra se fazer num jardim todo santo dia?

Pois bem: Lilith não se dobrava de jeito nenhum (e em nenhum sentido). Foi preciso Deus baixar de novo no jardim do Éden pra dár uma "última forma" na questão. Deus, como sabemos sempre onipotente, não conseguiu impedir Lilith de agir de forma inadequada, raivosa, prepotente, agressiva. Na verdade ela se transformara num pesadelo para o sequioso Adão. E a única alternativa que Deus teve, já que não pôde resolver o problema de um jeito melhor, foi banir Lilica do jardim e fazer outra companheira para Adão.

O capeta, o satambira, o capiroto já andava por aí nesse tempo. Vendo ele que Lilica estava a solta, fora do jardim do Eden, tratou logo de mandar um xaveco nela. Ora, uma donzela com tudo em cima vagando sozinha pelos desertos orientais, precisa de alguma entidade que a proteja. Nos desertos, Lilith se tornou amante do pé-fendido e, copulando com ele loucamente, passou a dar à luz cem (100) demônios por dia! Lilica , a chatinha do Eden, se tornou então a mãe de todas as abominações demoníacas que assolam a terra. Sendo assim, vampiros e lobisomens, entre outros, são todos suas crias.

Agora a chave de tudo! Lilith sempre quis ter um filho humano, mas só o que conseguiu foi parir capetas infernais. Isso pra ela era uma frustração só. Mas, como vimos, Lilica era muito impetuosa e ousada. Um dia sentiu tanta inveja das humanas que tinham filhos que começou a atacar as crianças. É neste momento que podemos observar uma das fontes do surgimento do mito. Lilith e seus demonios passaram a rondar as vilas e comunidades querendo roubar os bebês recem nascidos pra...comer! Era a vingança dela! É daí que partem praticamente todas as lendas sobre entidades vampíricas em todos os folcores do mundo; visto que existe uma certa conexão misteriosa, e ainda não elucidade, entre os folclores dos mais diversos pontos e localidades do planeta.

Podemos considerar as lendas sobre Lilith uma origem para os vampiros? Sim, com certeza. Claro que não somente pra eles, mas sem dúvida que pra eles também.

Sugiro, pois, que ao nos referirmor so nosso vampiro-mor evitemos de usar o termo vrikolakas, salvo quando pudermos criar alguma coisa que justifique o uso do termo explicando de certa forma o mito de acordo com o que desejamos dele mas com bom senso e sem alterações aberrantes. Lembremos sempre que os vrikolakas eram seres que tinham poder de se metamorfosear em monstros em vida e que retornavam da morte como vampiros propriamente ditos. Podemos nos livrar de mais essa característa simplesmente nos referindo a ele como vampiro e só. "o que ele é?" "Um vampiro, ora!" "Mas é um vrikolakas?" "Ah, pode até ser! Vai saber! É provavel que seja. Ou não!".


Entenda a situação de Adão...

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Lilith4
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Victor Seg 17 Ago 2009 - 10:39

Deixa ver se entendi, Henry: Então, nosso vampiro, o primeiro, mais poderoso, "O" vampiro, único com o poder de transformar suas vítimas em outros vampiros, enfim, o "nosso" Drácula, é um Vrikolakas, mas sua origem é mais antiga, Lilith (algo do tipo: nosso vampiro foi o primeiro filho dela com Lúcifer, daí sua supremacia sobre os demais "seres do inferno"). Uma vez que os vamps clássicos tinham o poder de se transformar em lobos, isto não será um problema para lenda dos Vrikolakas como nossa explicação para a origem do nosso nosferatu-mor, ao contrário.

É isso?

Agora, se Lilith é um mito mais recente, como faremos com a "coerência" histórica? Acho que estou confuso.

Qto a sinopse, acho que podemos dividir esta responsabilidade com o Henry. Cada um de nós cria uma e depois elegemos a melhor, ou utilizamos elementos de todas as histórias criadas, montando a primeira. Nao sei, é só uma sugestão.
Victor
Victor

Mensagens : 408
Data de inscrição : 04/04/2009
Localização : Não-Me-Toque / RS

http://www.contosominosos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Lino França Jr. Seg 17 Ago 2009 - 10:41

No Livro de Nod, Lilith aparece da seguinte forma: após o exílio de Caim, em punição por matar Abel, Caim se vê sozinho nas trevas, e Lilith vem a ele para lhe socorrer. Neste encontro, Lilith se apresenta como a primeira mulher de Adão, que se opôs às vontades de Deus e só consegue sua liberdade indo para as trevas. Desta forma, Lilith, o alimenta, o aquece e alivia seus sofrimentos., Caim chora, até que sangue escorre de seus olhos, e Lilith beija seus olhos com lágrimas de sangue para limpá-los. (Aí está outra referência sobre a relação com o sangue).
Caim pede a Lilith que o torne como ela, com seus poderes nas trevas, uma Desperta. Ela, então, se corta com uma faca e oferece seu sangue em uma tigela para Caim. A partir deste momento, Caim entra em um abismo sem fim, até adentrar ao mundo das trevas definitivamente.

Entre outras coisas, Caim é abordado pelo Arcanjo Miguel, que o amaldiçoa, a ele e a seus filhos, em temer a chama viva (Sol), que será fatal a ele. Caim se esconde em um local secreto, longe do sol, nas profundezas da Terra. Ao acordar para a noite, é a vez de Uriel, o anjo da morte, tentar convencer Caim a aceitar a piedade de Deus, mas ele a rechaça, e novamente, Caim é amaldiçoado. Desta vez, tendo como a única forma de alimentar-se através de sangue e cinzas até o fim dos dias.

Com isso, Lilith o reencontra, e é a prtir deste momento, que Caim, se transforma verdadeiramente, no que seria para nós, um vampiro (Desperto). Quando descobre como mover-se com extrema rapidez, usar a força da terra, e como ser igual a pedra. Outros "dons" pelos quais Caim se transforma num ser poderoso a partir deste momento, é o descobrimento de outras possibilidades como: Ofuscação (transformar-se em névoa), Dominação (poder de hipnotizar suas vítimas), Metamorfose (transformar-se em outros animais), Animalismo (controle sobre certos animais), Auspício (ver além da visão).

Após a descoberta de todos esses poderes e possibilidades, Caim abandona os laços com Lilith para tornar-se independente.
Lino França Jr.
Lino França Jr.

Mensagens : 975
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 50
Localização : São Paulo

http://www.masmorradoterror.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Seg 17 Ago 2009 - 10:56

victor meloni escreveu:Deixa ver se entendi, Henry: Então, nosso vampiro, o primeiro, mais poderoso, "O" vampiro, único com o poder de transformar suas vítimas em outros vampiros, enfim, o "nosso" Drácula, é um Vrikolakas, mas sua origem é mais antiga, Lilith (algo do tipo: nosso vampiro foi o primeiro filho dela com Lúcifer, daí sua supremacia sobre os demais "seres do inferno"). Uma vez que os vamps clássicos tinham o poder de se transformar em lobos, isto não será um problema para lenda dos Vrikolakas como nossa explicação para a origem do nosso nosferatu-mor, ao contrário.

É isso?

Agora, se Lilith é um mito mais recente, como faremos com a "coerência" histórica? Acho que estou confuso.

Qto a sinopse, acho que podemos dividir esta responsabilidade com o Henry. Cada um de nós cria uma e depois elegemos a melhor, ou utilizamos elementos de todas as histórias criadas, montando a primeira. Nao sei, é só uma sugestão.

Lilith, como dito no meu post, é um mito muito mais antigo que os vampiros.

Não conheço o livro de NOD, apesar de ter ele por aqui em algum lugar, rsrsrssr. Mas creio que entre as coisas que Lilith aprontou depois de sua mudança de partido, digamos assim, é bem provavel que tenha tentado entrar em contato com os filhos de seu primeiro marido.


Última edição por Henry Evaristo em Seg 17 Ago 2009 - 12:18, editado 1 vez(es)
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Seg 17 Ago 2009 - 11:13

Nenhuma dessas lendas primordiais tem necessariamente que ser mencionada em nosso exercício. Tudo que se está falando aqui é afim de dar um norte para todos nós. Para que saibamos um pouco mais sobre o mito que estamos abordando e para que possamos tentar justamente devolver um pouco dessa aura assustadora que hoje em dia já não faz parte mais do mundo dos vampiros. Podemos optar por seguir essas lendas, fazer uma mistura de todas elas ou, ainda, elaborar uma outra costurada com os pedaços das originais. No cinema eles faziam muito isso: Inventavam suas proprias lendas e nels afirmavam poderes e fraquazas dps vampiros de acordo com os objetivos dos roteiristas da obra. Infelizmente isso foi feito demais e sem coerência e deu no que deu. No nosso caso, podemos tmbm inventar uma lenda própria, mas com coerência e respeito com relação às lendas clássicas.

Bem, acho que a ideia de todos tentarem escrever alguma coisa que inicie a história é boa. Na verdade esperava que todos já estivessem fazendo isso, srrsrsrs.

Devemos, pois, então, no entanto, rsrsrsrs, parar com as teorias e partir pra prática.

Eu propronho, na prática, o seguinte esquema para nosso exercício com relação à origem do vampiro-mor:

I - DEUS FAZ O MUNDO

II - DEUS FAZ ADÃO HERMAFRODITA PRA TOMAR CONTA DO MUNDO

III - ADÃO REQUER UMA COMPANHEIRA SEPARADA DE SEU CORPO, PARA FINS DIVERSOS

IV - DEUS ATENDE ADÃO E FAZ A SEPARAÇÃO DE SEU CORPO, CRIANDO LILITH

V - LILITH SE REBELA E É EXPULSA DO PARAÍSO

VI - LILITH ALIA-SE ÀS FORÇAS DO MAL E DA UNIÃO NASCEM DEMÔNIOS

VII - UM DOS DEMÔNIOS É ADASTREA QUE VAI PARA A REGIÃO DA GRÉCIA. COMO TODO DEMÔNIO, ADRASTEA, O DEMÔNIO DO SANGUE, TEM A MISSÃO DE PERVERTER A RAÇA HUMANA, CRIAR NOS CORPOS DOS HOMENS PARÓDIAS DA CRIAÇÃO DIVINA ATRAVÉS DA VAMPIRIZAÇÃO. LILITH É SUA MÃE, O DIABO É SEU PAI!

VIII - NA GRÉCIA, NO ANO DE 1700 a.C, ADRASTEA INICIA SEU TRABALHO PARA AS FORÇAS DAS TREVAS. CRIA VÁRIOS OUTROS VAMPIROS E ATERRORIZA VÁRIAS ILHAS GREGAS, ATÉ SER BANIDO POR UM GRUPO DE SACERDOTES, PARA A ILHA DE THERÁSIA.

IX - UM DOS SACERDOTES, DE ALGUMA FORMA, SE TORNA IMORTAL NA GUERRA COM OS VAMPIROS PARA BANI-LOS PARA A ILHA (precisamos agora definir como isso aconteceu e precisamos criar um nome grego para o sacerdote). A LUTA FINAL SE DÁ NA ILHA DE HYDRA (que era uma das mais infestadas segundo a lenda).

X - ALGUNS MILÊNIOS DEPOIS, ADRASTEA CONSEGUE ESCAPAR DA ILHA (precisamos inventar como ele consegui vencer a água do mar pra poder fugir e o motivo por que ele fugiu sozinho e nenhum outro fugiu também) (precisamos tmbm fazer um estudo do mapa mundi pra saber as rotas mais provaveis que o vampiro poderia tomar após sair da ilha).

XI - APÓS FUGIR DA ILHA DE THERÁSIA, ADRASTEA DESAPARECE. Temos que explicar aqui o motivo por que o demonio dentro do corpo humano de Adrastea simplesmente ficou confinado na ilha junto com o corpo físico. Por que ele simplesmente não saiu do corpo de Adrastea e invadiu outro corpo que estivesse num lugar melhor pra poder continuar sua missão?

Aqui pode terminar a introdução da história. Depois disso, passamos a elaborar os contos individuais mostrando o reinício das atividades vampirescas através do mundo e dos tempos. E o reaparecimento do sacerdote.


OBS: Lembremo-nos de que citar Deus na história de nosso pergonagem não é o mesmo que incluí-lo no cristianismo! Deus é uma coisa, cristianismo é outra completamente diferente.


Última edição por Henry Evaristo em Seg 17 Ago 2009 - 13:52, editado 1 vez(es)
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Seg 17 Ago 2009 - 12:44

Há também uma explicação sobre como surge um vampiro na lenda grega. O Demônio do sangue, em forma de espírito, invade um corpo recem falecido, enterrado em algum cemitério. As informações não são claras sobre o critério adotado pelo demônio na escolha do cadáver a invadir mas, cruzando as informações sobre a questão da índole do cidadão tal como era pregado na idade média, onde se dizia que pessoas malignas poderiam ser punidas com a transformação em montros após a morte, podemos imaginar que o demonio do sangue, filho de Lilith, escolhia quem possuir a partir da índole duvidosa dessa pessoa em vida. Isso explicaria a forma humana que o vampiro possui.

Essas informações estão contidas, em sua maioria, na obra de Leo Allatius, estudioso grego do século XV que é provavelmente o primeiro a escrever livros com estudos sobre vampirismo ma idade moderna. Infelizmente não parece ser possível obter tais estudos, mas tenho aqui comentários sobre eles, espalhados por vários ivros diferentes.

Allatius dá tmbm a forma como os vampiros da Grécia teriam sido banidos para a iilha isolada de Therásia. Segundo a lenda, os vampiros, ou vrikolakas, lâmias, empusas, ou coisa que o valha, permaneciam recolhidos às suas tumbas somente durante o sábado (!). Neste dia era possível capturá-los e envia-los de barco até a ilha isolada no mar mediterrâneo; claro que não sem lutar muito antes! Talvez aí resida a idéia de Stocker de que o vampiro tem que descansar em sua própria terra de tempos em tempos.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Henry Evaristo Seg 17 Ago 2009 - 13:10

E importante também que tenhamos a exata noção de onde fica a ilha da Therásia. Ela é uma das ilhas que formam o arquipélago de Santorini, no sudeste da Grécia. Santorini, onde nasceu o compositor Yanni Soriano...ou melhor Yanni Chryssomalis, é uma ilha vulcânica que após sofrer uma erupção de proporções bíblicas nos primordios da terra, teve diversos fragmentos de sua porção geográfica total transformados em outras pequenas ilhas. Therasia foi o mais distante dos fragmentos de Santorini e, por isso, permaneceu isolada no mar mediterrâneo porém, numa localização alinhada com Santorini. Atualmente a população de Therásia gira em torno dos 300 habitantes. Imagine em 1700 antes de cristo!



NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 08satmap_santorini



A ilha hoje em dia:

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 30405534eMhxjstjxR_ph

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 166420935aiHcNR_ph

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 DSC01823

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 2944422-Jeff-and-Jimmy-1


O podemos perceber por essas fotos, é que, apesar do isolamento determinado pelas águas do mar e pelo fato de ser desabitada na época, é possível se ver a ilha de Therásia se estando na ilha de Santorini.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Afonso Seg 17 Ago 2009 - 17:29

Li tudo o que o Henry postou aqui. O serviço hoje tá corrido, mas vou postar outra ideia mirabolante ( desta vez dentro dos limites propostos do conjunto informativo dos últimos posts ). É mirabolante, mas é uma opção a mais, né?

Lá pelas 6:30 estarei postando!

Very Happy
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO - Página 4 Empty Re: NOVO EXERCÍCIO DE COMPOSIÇÃO DE CONTOS DO FORUM DA CT - TÍTULO PROVISÓRIO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos