Mercado Editorial
+3
Poleto
BOI
Celly Borges
7 participantes
Página 1 de 1
Re: Mercado Editorial
Desabafo:
Estou decepcionada com a literatura nacional - pq só tenho lido ela ultimamente, então estou desinformada da lit de fora - bem, li alguns ótimos livros, sim, mas tb me deparei com livros totalmente deprimentes, alguns pela falta de revisão e outros pela história E sem revisão. Então cheguei à conclusão de que as editoras não se importam muito com esta parte, já que algumas tem 2 revisores por obra. E os autores não se importam em pesquisar para escrever...
Penso que estou ficandochata crítica demais, então estou lendo um livro de um cara que eu nunca gostei que é Harold Bloom, quero ver se também prefiro somente os clássicos. rsrsrs
Mas é isso, estou triste pela falta de cuidado com a qualidade dos livros nacionais.
Estou decepcionada com a literatura nacional - pq só tenho lido ela ultimamente, então estou desinformada da lit de fora - bem, li alguns ótimos livros, sim, mas tb me deparei com livros totalmente deprimentes, alguns pela falta de revisão e outros pela história E sem revisão. Então cheguei à conclusão de que as editoras não se importam muito com esta parte, já que algumas tem 2 revisores por obra. E os autores não se importam em pesquisar para escrever...
Penso que estou ficando
Mas é isso, estou triste pela falta de cuidado com a qualidade dos livros nacionais.
Re: Mercado Editorial
Celly Borges escreveu:Desabafo:
Estou decepcionada com a literatura nacional - pq só tenho lido ela ultimamente, então estou desinformada da lit de fora - bem, li alguns ótimos livros, sim, mas tb me deparei com livros totalmente deprimentes, alguns pela falta de revisão e outros pela história E sem revisão. Então cheguei à conclusão de que as editoras não se importam muito com esta parte, já que algumas tem 2 revisores por obra. E os autores não se importam em pesquisar para escrever...
Penso que estou ficandochatacrítica demais, então estou lendo um livro de um cara que eu nunca gostei que é Harold Bloom, quero ver se também prefiro somente os clássicos. rsrsrs
Mas é isso, estou triste pela falta de cuidado com a qualidade dos livros nacionais.
Celly, isso é muito bom. Isso e o fato de que o seu blog está ganhando cada vez mais importância e e reconhecimento no lançamento de autores nacionais. Acho que a junção dos dois pode ajudar para aumentar um pouquinho a qualidade das publicações nacionais, já que você está virando formadora de opinião!
Re: Mercado Editorial
Poleto escreveu:Celly Borges escreveu:Desabafo:
Estou decepcionada com a literatura nacional - pq só tenho lido ela ultimamente, então estou desinformada da lit de fora - bem, li alguns ótimos livros, sim, mas tb me deparei com livros totalmente deprimentes, alguns pela falta de revisão e outros pela história E sem revisão. Então cheguei à conclusão de que as editoras não se importam muito com esta parte, já que algumas tem 2 revisores por obra. E os autores não se importam em pesquisar para escrever...
Penso que estou ficandochatacrítica demais, então estou lendo um livro de um cara que eu nunca gostei que é Harold Bloom, quero ver se também prefiro somente os clássicos. rsrsrs
Mas é isso, estou triste pela falta de cuidado com a qualidade dos livros nacionais.
Celly, isso é muito bom. Isso e o fato de que o seu blog está ganhando cada vez mais importância e e reconhecimento no lançamento de autores nacionais. Acho que a junção dos dois pode ajudar para aumentar um pouquinho a qualidade das publicações nacionais, já que você está virando formadora de opinião!
Bem, sempre critiquei os críticos - eita -, mas agora acho que entendo uma parte deles - não os que só apontam a parte ruim do livro, mas o que mostram os dois lados. Sério, não dá pra ler um livro, que não seja sua escolha, sabe, que pegue porque se interessa pela história e tal, e fale maravilhas sendo que a leitura foi meio sofrida. Acho que não tinha percebido isso porque os livros que eu lia antes, as primeiras resenhas, eram minhas escolhas, hoje os autores me enviam.
Penso seriamente em fazer algumas mudanças sobre isso no blog... vamos ver o que vai acontecer... rsrs
Valeu, mocinho
Re: Mercado Editorial
Epa! Para tudo! Não vem com essa não que eu planejava te mandar um original! Deixa uma brecha aí! Please!
Celly Borges escreveu:Poleto escreveu:Celly Borges escreveu:Desabafo:
Estou decepcionada com a literatura nacional - pq só tenho lido ela ultimamente, então estou desinformada da lit de fora - bem, li alguns ótimos livros, sim, mas tb me deparei com livros totalmente deprimentes, alguns pela falta de revisão e outros pela história E sem revisão. Então cheguei à conclusão de que as editoras não se importam muito com esta parte, já que algumas tem 2 revisores por obra. E os autores não se importam em pesquisar para escrever...
Penso que estou ficandochatacrítica demais, então estou lendo um livro de um cara que eu nunca gostei que é Harold Bloom, quero ver se também prefiro somente os clássicos. rsrsrs
Mas é isso, estou triste pela falta de cuidado com a qualidade dos livros nacionais.
Celly, isso é muito bom. Isso e o fato de que o seu blog está ganhando cada vez mais importância e e reconhecimento no lançamento de autores nacionais. Acho que a junção dos dois pode ajudar para aumentar um pouquinho a qualidade das publicações nacionais, já que você está virando formadora de opinião!
Bem, sempre critiquei os críticos - eita -, mas agora acho que entendo uma parte deles - não os que só apontam a parte ruim do livro, mas o que mostram os dois lados. Sério, não dá pra ler um livro, que não seja sua escolha, sabe, que pegue porque se interessa pela história e tal, e fale maravilhas sendo que a leitura foi meio sofrida. Acho que não tinha percebido isso porque os livros que eu lia antes, as primeiras resenhas, eram minhas escolhas, hoje os autores me enviam.
Penso seriamente em fazer algumas mudanças sobre isso no blog... vamos ver o que vai acontecer... rsrs
Valeu, mocinho
Re: Mercado Editorial
Celly Borges escreveu:Poleto escreveu:Celly Borges escreveu:Desabafo:
Estou decepcionada com a literatura nacional - pq só tenho lido ela ultimamente, então estou desinformada da lit de fora - bem, li alguns ótimos livros, sim, mas tb me deparei com livros totalmente deprimentes, alguns pela falta de revisão e outros pela história E sem revisão. Então cheguei à conclusão de que as editoras não se importam muito com esta parte, já que algumas tem 2 revisores por obra. E os autores não se importam em pesquisar para escrever...
Penso que estou ficandochatacrítica demais, então estou lendo um livro de um cara que eu nunca gostei que é Harold Bloom, quero ver se também prefiro somente os clássicos. rsrsrs
Mas é isso, estou triste pela falta de cuidado com a qualidade dos livros nacionais.
Celly, isso é muito bom. Isso e o fato de que o seu blog está ganhando cada vez mais importância e e reconhecimento no lançamento de autores nacionais. Acho que a junção dos dois pode ajudar para aumentar um pouquinho a qualidade das publicações nacionais, já que você está virando formadora de opinião!
Bem, sempre critiquei os críticos - eita -, mas agora acho que entendo uma parte deles - não os que só apontam a parte ruim do livro, mas o que mostram os dois lados. Sério, não dá pra ler um livro, que não seja sua escolha, sabe, que pegue porque se interessa pela história e tal, e fale maravilhas sendo que a leitura foi meio sofrida. Acho que não tinha percebido isso porque os livros que eu lia antes, as primeiras resenhas, eram minhas escolhas, hoje os autores me enviam.
Penso seriamente em fazer algumas mudanças sobre isso no blog... vamos ver o que vai acontecer... rsrs
Valeu, mocinho
Não se sinta só Celly.
Existem um sem número de problemas em nossa literatura, ou a nova literatura. A velha, já está enraizada, mesmo com os problemas já existentes.
Para mim, se trata apenas de comércio, puro e simplesmente. As editoras parecem realmente não se importar com tudo isso que você enlencou e com mais um monte de coisas.
Preço dos livros por exemplo. Como um novo autor vai competir com os já consagrados se o preço de seu livro custa os olhos azuis da cara (desculpe pelo trocadilho, rsrsr)? Impossível.
Há os problemas de revisão, os autores. Sim, os autores. Hoje em dia, com o advento das editoras por demanda, todo mundo pode escrever uma receita de bolo e publicar. É só pagar. E por isso tem muito livro com pouca quallidade literária, sem história, sem revisão, e sem pesquisa. E no final das contas, eu, você, e todos os amigos do fórum, recanto, e toda a literatura digital existente nos blogs e internet afora, que está procurando seu lugar ao sol, fica taxado como literatura B. Isso é muito ruim.
É por causa da soma disso tudo que estou profundamente chateado, assim como você.
Os livros precisam ser mais baratos. As editoras precisam atender melhor as obras e os autores. Os autores precisam atender melhor as obras e editoras.
Acho que quem vai poder mudar tudo isso somos nós mesmos.
Veja o caso do Leo Schabach. Tem sua editora e lançou seu livro. (você já o conhece). Ele já pode começar a mudar parte disso.
Mas esse assunto leva dias e tenho que zarpar agora.
Até mais, e não desanimemos!
Re: Mercado Editorial
Pacheco, é bem verdade, tanta informação, opção para publicar, que as editoras querem o lucro e esquecem da qualidade, apesar que não considero esse valor de hoje tão alto, se tivesse qualidade.
Ficaria por conta da editora fazer a seleção do que é bom ou não, mas elas querem vender, e ai, por exemplo, depois que se percebe que uma editora não valoriza nenhum lado, nem autor, nem livro, raramente irá atrás de um livro publicado por ela.
Tem umas editoras que se preocupam com isso, espero que a Mutuus tenha esse diferencial. Mas raramente você verá isso nas que já existem hoje - falo das pequenas.
Ficaria por conta da editora fazer a seleção do que é bom ou não, mas elas querem vender, e ai, por exemplo, depois que se percebe que uma editora não valoriza nenhum lado, nem autor, nem livro, raramente irá atrás de um livro publicado por ela.
Tem umas editoras que se preocupam com isso, espero que a Mutuus tenha esse diferencial. Mas raramente você verá isso nas que já existem hoje - falo das pequenas.
Mercado Editorial
Celly Borges escreveu:Pacheco, é bem verdade, tanta informação, opção para publicar, que as editoras querem o lucro e esquecem da qualidade, apesar que não considero esse valor de hoje tão alto, se tivesse qualidade.
Ficaria por conta da editora fazer a seleção do que é bom ou não, mas elas querem vender, e ai, por exemplo, depois que se percebe que uma editora não valoriza nenhum lado, nem autor, nem livro, raramente irá atrás de um livro publicado por ela.
Tem umas editoras que se preocupam com isso, espero que a Mutuus tenha esse diferencial. Mas raramente você verá isso nas que já existem hoje - falo das pequenas.
Eu acho o preço dos livros muito caro. Editoras grandes já conseguiram baratear seus produtos, por que as pequenas não conseguem? Algumas pessoas, como você, não consideram um valor alto, e se o livro interessa, o compram sem problemas. Mas e a maioria? O que acham? Como se interessarão por um livro de um autor que eles nunca ouviram falar? Pela sinopse? Pode ser. Mas o valor do livro pode ser o diferencial. Não conheço ninguém que vai a uma livraria garimpar novos livros, geralmente elas já sabem o que querem. "Vocês tem o livro novo do André Vianco?" Pá pum! Levam esse e acabou. E meu modesto livro fica lá na prateleira.
Além do mais, é necessário ter uma soma em dinheiro para investir em seu livro, e se o preço de capa for caro, já fica um pouco mais difícil. Um exemplar de cento e poucas páginas não sai nem por 10$ na gráfica. O registro do ISBN são 22$ por edição. Vide: http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=43
Tudo bem, tem capista, revisor (tem?), mas o preço do livro sai muito maior para o autor e leitor. Não pode ser diferente? Se eu pudesse eu montava minha própria editora, como fez o Leonardo, seria o fim dos problemas. Mas o que vem martelando em minha cabeça há tempos é produzir meus livros de forma independente, parecido com o que faz o Lobão (o músico). Não procurando uma editora por demanda, e nem o Clube de Autores, por que ainda sai muito caro. Aliás, o que faz o Clube de Autores? Imprime seu livro, e mando pro destinatário. Ora, isso eu também posso fazer. Crio um site/blog, contrato um capista, ilustrador, um revisor (você já revisou por $?), diagramo e mando para a gráfica. O que eu pagaria por trinta livros posso pagar por muito mais. Distribuo em livrarias e ces't fini. Posso vendê-lo por um valor bem mais baixo, e ainda assim ter lucros reais. Posso investir mais em divulgação, pois vai me sobrar algum dinheiro para isso. Se meu livro for bom mesmo, vai vender e ser comentado. Isso me daria muito mais satisfação. Isto é um projeto que pretendo desenvolver e pretendo falar mais com vocês sobre isso mais adiante, por enquanto é só amadurecer a idéia. O que quero é criar condições reais de divulgar meu trabalho de forma impressa e ajudar a outros para que também o consigam.
Até mais!
P.S. Alguém me sugere um nome para o projeto? Pensei em Liga dos Escritores, ou Legião de Escritores...
Re: Mercado Editorial
Pacheco, não esquece que uma das maiores dificuldade com relação a novos livros é a distribuição, de forma a alcançar um bom público. Isso é uma tarefa muito complicada e delicada, e exige muito esforço.
Todos estes custos devem ser levados em consideração, e não só o custo da impressão do livro.
Todos estes custos devem ser levados em consideração, e não só o custo da impressão do livro.
Re: Mercado Editorial
Pacheco, não é tão simples assim, na distribuição para livrarias, elas ficam com mais ou menos 50% do valor de venda.
As Editoras grandes conseguem deixar o livro mais barato porque quanto mais livros impressos, menor o valor da matéria-prima, sei que não é tão viável ainda assim o livro. Porém, se você pensar, cada página de uma editora Record por exemplo, sai por uns R$ 0,14. Com papel, acabamento, de qualidade. A editora é quem menos ganha, o que acontece é que, com mais vendas, mais lucro, simples, mas não é fácil atingir isso.
Depois você precisa investir muito em todos os profissionais que vc citou como capista, revisor etc... Você sozinho, mesmo que queira, não consegue dar conta de tudo. E tem o marketing, o investimento maior está ai, você precisa que as pessoas vejam seu produto, o desejem... ai complica novamente...
Enfim, se você quer abrir uma editora, pense muito bem, pesquise, leia sobre o assunto, e não caia de paraquedas - aliás, isso serve pra qualquer profissão, não é?
As Editoras grandes conseguem deixar o livro mais barato porque quanto mais livros impressos, menor o valor da matéria-prima, sei que não é tão viável ainda assim o livro. Porém, se você pensar, cada página de uma editora Record por exemplo, sai por uns R$ 0,14. Com papel, acabamento, de qualidade. A editora é quem menos ganha, o que acontece é que, com mais vendas, mais lucro, simples, mas não é fácil atingir isso.
Depois você precisa investir muito em todos os profissionais que vc citou como capista, revisor etc... Você sozinho, mesmo que queira, não consegue dar conta de tudo. E tem o marketing, o investimento maior está ai, você precisa que as pessoas vejam seu produto, o desejem... ai complica novamente...
Enfim, se você quer abrir uma editora, pense muito bem, pesquise, leia sobre o assunto, e não caia de paraquedas - aliás, isso serve pra qualquer profissão, não é?
Re: Mercado Editorial
Peguei alguns dados de um agente literário (Ralph Peter Bramman). Concordo com tudo que disseram, mas lembram de André Vianco? Ele não saiu distribuindo livro igual a um tarado por aí? Poxa, também posso fazer isso.
Negociar um livro a 35$ é um absurdo! Agora, se o valor que eu gastei foi pequeno e minha margem de lucro for maior, posso negociar 50% rindo.
Os valores variam muito, mas Bramman deixou um pequeno roteiro dos serviços que podemos contratar e uma média imprecisa dos preços. A lauda é uma unidade de texto também variável, mas que em geral corresponde a 2100 toques quando se trata de edição de livros.
Trabalhos de texto
Avaliação de original/ leitura crítica - um editor ou agente literário lê e avalia a sua obra, produzindo um parecer. O serviço é cobrado por obra ou por lauda lida, ficando em média entre R$ 100 e R$ 250. (Fala sério, vocês acreditam que fazem isso em algumas editoras? Nas pequenas?)
Redação/ ghostwriting - um redator reescreve o texto que você produziu, ou se baseia em fitas gravadas ou ainda entrevista você, entregando um texto final razoavelmente correto e fiel. Esse serviço depende muitíssimo da experiência do profissional, podendo ser cobrado por hora ou pelo conjunto do trabalho, variando entre R$ 1.000 e 15.000 se for no caso de um pacote. (Esse valor já não entra pelo menos na minha conta).
Edição de texto - um editor de texto mexe na estrutura, na organização, nos títulos e nas divisões de capítulos de sua obra, podendo cortar trechos e acrescentar outros. Esse serviço também pode ser cobrado por obra ou por lauda, variando nesse caso entre R$ 3 e 15 a lauda. Recorra a uma edição de texto quando sentir que sua obra está repetitiva, confusa ou apresenta problemas de conteúdo.
Preparação de texto/ copidescagem - um preparador lê com cuidado a sua obra, apontando incoerências, repetições, uso incorreto da língua e falta de normalização. Este serviço é cobrado por lauda e varia de R$ 3 a R$ 10 a lauda. Se você não trabalha profissionalmente com texto, é imprescindível que faça uso desse revisor mais qualificado.
Revisão de provas - um revisor lê a sua obra já diagramada em formato de página, checando não só erros de português como inconsistências de tipologia, espaços a mais ou a menos, numeração, "caminhos de rato", "viúvas", "forcas" e similares problemas de paginação. Esse profissional ganha por página, entre R$ 1 e 3.
(Há problemas desse tipo que podemos resolver)
Trabalhos de impressão
Composição e diagramação - um profissional ou birô de editoração eletrônica pega o seu arquivo de texto (de preferência já lido, relido, editado e preparado) e o transforma em arquivo compreensível pelo maquinário dos fotolitos e das gráficas, que não aceitam nada em Word. O diagramador distribui o seu texto pelas páginas do modo como irá ficar realmente no livro, numera, define as fontes para títulos, subtítulos, notas de rodapé, e escaneia fotos, desenha gráficos e similares. Esse serviço é pago por página impressa e é etapa imprescindível para a impressão, também sendo chamada de pré-impressão. (Não é preciso ser nenhum Bill Gates para fazer isso)
Fotolitagem - empresas especializadas (conhecidas como fotolitos) transformam o arquivo de texto paginado (em geral em PageMaker ou Quarkxpress) em filmes ou fotolitos para serem usados na gravação das chapas offset. O preço é por página (R$ 2 a R$ 5) ou metro de filme, variando nesse caso entre R$ 30 e R$ 50. Se o sistema de impressão a ser usado for o offset tradicional, essa também é uma etapa imprescindível. Esse prestador de serviço pode, no entanto, ser contratado pela própria gráfica.
Impressão - uma gráfica faz o serviço de impressão de miolo, refilagem, costura, impressão de capa, colagem e acabamento. O preço é composto a partir do número de páginas por exemplar, cores de miolo e capa, papel utilizado e tamanho da tiragem. Um livro de 112 páginas de miolo em preto e capa a quatro cores não sai por menos do que R$ 1,50 por exemplar se a tiragem tiver mil exemplares. Quanto mais baixa a tiragem, mais caro cada exemplar.
--------------
Eu sei que a maioria de vocês já devem ter lido a respeito, mas não custa falar sobre esses valores e esses profissionais (até para conhecer todo o processo de criação de livros).
Eu conheço um escritor que imprime seus livros e os vende na praça. Antes de publicar meu livro eu achava isso um absurdo. Hoje considero ele um herói. Mas em seu caso, acho que não usa todos esses profissionais, nem registra o livro no ISBN, o que não aconteceria no meu caso.
Eu vou tentar. Vou pesquisar, batalhar, suar a camisa, ser vaiado, mas vou tentar. Tem que haver uma saída para fugir desse mercado editorial. Não é possível que ficaremos presos a ele.
Quanto bons escritores sucumbiram no caminho? Não, isso não pode ficar assim.
Minha idéia era fazer meu registro no ISBN (custa 180$), usar um revisor, um ilustrador, um capista, diagramar meu livro, registrar no ISBN, contratar uma gráfica e beleza. Daí eu ficaria com sic trócentos sic livros para negociar. Metade do caminho percorrido.
É talvez eu seja um visionário, um sonhador. Um lunático. Mas não posso me furtar a pelo menos tentar.
Talvez o livro saia uma goiaba? (gíria de Marinha que significa ruim, de baixa qualidade) Talvez, mas as primeiras rodas que o homem inventou talvez não fossem tão redondas assim. (rssrsrs)
Continuemos a conversa!
Negociar um livro a 35$ é um absurdo! Agora, se o valor que eu gastei foi pequeno e minha margem de lucro for maior, posso negociar 50% rindo.
Os valores variam muito, mas Bramman deixou um pequeno roteiro dos serviços que podemos contratar e uma média imprecisa dos preços. A lauda é uma unidade de texto também variável, mas que em geral corresponde a 2100 toques quando se trata de edição de livros.
Trabalhos de texto
Avaliação de original/ leitura crítica - um editor ou agente literário lê e avalia a sua obra, produzindo um parecer. O serviço é cobrado por obra ou por lauda lida, ficando em média entre R$ 100 e R$ 250. (Fala sério, vocês acreditam que fazem isso em algumas editoras? Nas pequenas?)
Redação/ ghostwriting - um redator reescreve o texto que você produziu, ou se baseia em fitas gravadas ou ainda entrevista você, entregando um texto final razoavelmente correto e fiel. Esse serviço depende muitíssimo da experiência do profissional, podendo ser cobrado por hora ou pelo conjunto do trabalho, variando entre R$ 1.000 e 15.000 se for no caso de um pacote. (Esse valor já não entra pelo menos na minha conta).
Edição de texto - um editor de texto mexe na estrutura, na organização, nos títulos e nas divisões de capítulos de sua obra, podendo cortar trechos e acrescentar outros. Esse serviço também pode ser cobrado por obra ou por lauda, variando nesse caso entre R$ 3 e 15 a lauda. Recorra a uma edição de texto quando sentir que sua obra está repetitiva, confusa ou apresenta problemas de conteúdo.
Preparação de texto/ copidescagem - um preparador lê com cuidado a sua obra, apontando incoerências, repetições, uso incorreto da língua e falta de normalização. Este serviço é cobrado por lauda e varia de R$ 3 a R$ 10 a lauda. Se você não trabalha profissionalmente com texto, é imprescindível que faça uso desse revisor mais qualificado.
Revisão de provas - um revisor lê a sua obra já diagramada em formato de página, checando não só erros de português como inconsistências de tipologia, espaços a mais ou a menos, numeração, "caminhos de rato", "viúvas", "forcas" e similares problemas de paginação. Esse profissional ganha por página, entre R$ 1 e 3.
(Há problemas desse tipo que podemos resolver)
Trabalhos de impressão
Composição e diagramação - um profissional ou birô de editoração eletrônica pega o seu arquivo de texto (de preferência já lido, relido, editado e preparado) e o transforma em arquivo compreensível pelo maquinário dos fotolitos e das gráficas, que não aceitam nada em Word. O diagramador distribui o seu texto pelas páginas do modo como irá ficar realmente no livro, numera, define as fontes para títulos, subtítulos, notas de rodapé, e escaneia fotos, desenha gráficos e similares. Esse serviço é pago por página impressa e é etapa imprescindível para a impressão, também sendo chamada de pré-impressão. (Não é preciso ser nenhum Bill Gates para fazer isso)
Fotolitagem - empresas especializadas (conhecidas como fotolitos) transformam o arquivo de texto paginado (em geral em PageMaker ou Quarkxpress) em filmes ou fotolitos para serem usados na gravação das chapas offset. O preço é por página (R$ 2 a R$ 5) ou metro de filme, variando nesse caso entre R$ 30 e R$ 50. Se o sistema de impressão a ser usado for o offset tradicional, essa também é uma etapa imprescindível. Esse prestador de serviço pode, no entanto, ser contratado pela própria gráfica.
Impressão - uma gráfica faz o serviço de impressão de miolo, refilagem, costura, impressão de capa, colagem e acabamento. O preço é composto a partir do número de páginas por exemplar, cores de miolo e capa, papel utilizado e tamanho da tiragem. Um livro de 112 páginas de miolo em preto e capa a quatro cores não sai por menos do que R$ 1,50 por exemplar se a tiragem tiver mil exemplares. Quanto mais baixa a tiragem, mais caro cada exemplar.
--------------
Eu sei que a maioria de vocês já devem ter lido a respeito, mas não custa falar sobre esses valores e esses profissionais (até para conhecer todo o processo de criação de livros).
Eu conheço um escritor que imprime seus livros e os vende na praça. Antes de publicar meu livro eu achava isso um absurdo. Hoje considero ele um herói. Mas em seu caso, acho que não usa todos esses profissionais, nem registra o livro no ISBN, o que não aconteceria no meu caso.
Eu vou tentar. Vou pesquisar, batalhar, suar a camisa, ser vaiado, mas vou tentar. Tem que haver uma saída para fugir desse mercado editorial. Não é possível que ficaremos presos a ele.
Quanto bons escritores sucumbiram no caminho? Não, isso não pode ficar assim.
Minha idéia era fazer meu registro no ISBN (custa 180$), usar um revisor, um ilustrador, um capista, diagramar meu livro, registrar no ISBN, contratar uma gráfica e beleza. Daí eu ficaria com sic trócentos sic livros para negociar. Metade do caminho percorrido.
É talvez eu seja um visionário, um sonhador. Um lunático. Mas não posso me furtar a pelo menos tentar.
Talvez o livro saia uma goiaba? (gíria de Marinha que significa ruim, de baixa qualidade) Talvez, mas as primeiras rodas que o homem inventou talvez não fossem tão redondas assim. (rssrsrs)
Continuemos a conversa!
Re: Mercado Editorial
Pacheco... Vc não é um visionário, não!!!! Tudo isso que vc falou eu já fiz. rsrs.
Já fui ghost em mais de dez livros, inclusive um deles por uma das maiores editoras do país. Tem meu nome lá e eu tenho um exemplar aqui. rsrs. Não cito nenhum autor por questões óbvias. Em 1997 cobrei R$ 6.000,00 por um livro de 140 pgs. Hoje não faço por menos de R$ 10.000,00.
Livros solos fiz 12. Coletâneas, perdi a conta. Revisões tb perdi a conta. Em 2009 e 2010 participei de vários projetos, sem maiores objetivos. E-books e coletâneas de E-books, passam de 100 (cem). Hoje, um cinquentão, tirei o pé do acelerador. O grande problema, nesse mundo dos livros e dos sonhos é que grande parte quer que faça de graça. Tomei muitos calotes tb. Na semana passada fui convidado p/ escrever um livro p/ um amigo. Grana ele tem, mas não sei se vou fazer. Ontem, fui procurado novamente, nem dei resposta. Tb, ontem, das 13h30 às 15h30 dei uma palestra (gratuita) p/ alunos de uma escola estadual. Isso faço sempre - e com o maior prazer. Daí sairão os leitores do futuro. rsrs
O melhor caminho é o autor produzir seu próprio livro, da maneira mais simples possível e sair à luta, vendendo na base do "téte a téte". rsrs. Fiz isso por dois anos. Vendi mais de 3000 (três mil) livros.
Nos 20 anos de estrada posso dizer que já vendi mais de 20.000 livros. Não me sobrou nada no bolso (nem no banco - hahahaha).
Sabe onde foi meu maior gasto em todo esse processo? No transporte. Quando um autor sai de sua cidade pra vender em outra, as dez primeiras vendas é pra chegar ao zero. Isso, às vezes demora mais de meio dia.
Penso que há outros caminhos para o sucesso nas vendas de livros e não deve sair daí, o lucro.
Hoje, livros e CDs não são mais que (cartões de visitas). Um cantor ganha com shows. O escritor deve ganhar com palestras e exposições, cursos, workshops, oficinas. Em junho dei uma oficina de poesias e em setembro um curso. Dez cursos, ao custo de R$ 2.000,00 pode salvar o ano. Pela experiência que tenho obtido, nos últimos tempos, esta meta dá pra ser cumprida em meio ano. O restante é leitura e produção.
Noites de autógrafos? Só com venda antecipada e número mínimo de vendas estabelecido. Se não for assim é prejuízo na certa.
Vou parar por aqui. Depois, com o andar da prosa falo mais.
Força e braço pro 6.
Já fui ghost em mais de dez livros, inclusive um deles por uma das maiores editoras do país. Tem meu nome lá e eu tenho um exemplar aqui. rsrs. Não cito nenhum autor por questões óbvias. Em 1997 cobrei R$ 6.000,00 por um livro de 140 pgs. Hoje não faço por menos de R$ 10.000,00.
Livros solos fiz 12. Coletâneas, perdi a conta. Revisões tb perdi a conta. Em 2009 e 2010 participei de vários projetos, sem maiores objetivos. E-books e coletâneas de E-books, passam de 100 (cem). Hoje, um cinquentão, tirei o pé do acelerador. O grande problema, nesse mundo dos livros e dos sonhos é que grande parte quer que faça de graça. Tomei muitos calotes tb. Na semana passada fui convidado p/ escrever um livro p/ um amigo. Grana ele tem, mas não sei se vou fazer. Ontem, fui procurado novamente, nem dei resposta. Tb, ontem, das 13h30 às 15h30 dei uma palestra (gratuita) p/ alunos de uma escola estadual. Isso faço sempre - e com o maior prazer. Daí sairão os leitores do futuro. rsrs
O melhor caminho é o autor produzir seu próprio livro, da maneira mais simples possível e sair à luta, vendendo na base do "téte a téte". rsrs. Fiz isso por dois anos. Vendi mais de 3000 (três mil) livros.
Nos 20 anos de estrada posso dizer que já vendi mais de 20.000 livros. Não me sobrou nada no bolso (nem no banco - hahahaha).
Sabe onde foi meu maior gasto em todo esse processo? No transporte. Quando um autor sai de sua cidade pra vender em outra, as dez primeiras vendas é pra chegar ao zero. Isso, às vezes demora mais de meio dia.
Penso que há outros caminhos para o sucesso nas vendas de livros e não deve sair daí, o lucro.
Hoje, livros e CDs não são mais que (cartões de visitas). Um cantor ganha com shows. O escritor deve ganhar com palestras e exposições, cursos, workshops, oficinas. Em junho dei uma oficina de poesias e em setembro um curso. Dez cursos, ao custo de R$ 2.000,00 pode salvar o ano. Pela experiência que tenho obtido, nos últimos tempos, esta meta dá pra ser cumprida em meio ano. O restante é leitura e produção.
Noites de autógrafos? Só com venda antecipada e número mínimo de vendas estabelecido. Se não for assim é prejuízo na certa.
Vou parar por aqui. Depois, com o andar da prosa falo mais.
Força e braço pro 6.
Fiore- Mensagens : 179
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 63
Re: Mercado Editorial
Acredito que para conseguir baratear os livros, seria interessante o autor trabalhar independentemente. Mas como a Celly e o Poleto falaram, isso demandaria muito dinheiro, aplicados de uma vez só, o que inviabiliza esse tipo de produção. No exemplo que citei de 1, 50 por livro no milheiro, só os gastos de gráfica vão para 1.500$! É realmente difícil, muito difícil...
Re: Mercado Editorial
Pois é, rapaz. E eu ainda acho que o custo da gráfica é o de menos, o maior problema é a divulgação...
Re: Mercado Editorial
Mas você acha que a divulgação pode sair maior do que esse primeiro valor?!
Bom, para começar, já fazemos alguma divulgação nos blogs, orkut (alguém aí ouviu falar que ele será pago?) etc. É claro que não é o suficiente, então acho que seria interessante fazer alguns banners para divulgar nas livrarias onde conseguirmos expor nosso produto (o livro é um produto, as editoras são empresas). Não é tão caro, mas também não é tão barato assim para se fazer aos montes. Então colocamos nossos livros no sovaco (do latim subbrachium) e entramos de livraria em livraria oferecendo e negociando. Quanto mais barato o livro, melhor de negociar com a loja e o leitor. Colocar anuncios em jornais e revistas é caro, então uma alternativa é tentar anunciar nesses jornais de bairro, o anúncio sai bem mais em conta. Tem que se reservar um valor para dar alguns livros de presente (Jô Soares, Leda Nagle...)
Ratificando e retificando o que você disse Poleto, o custo do livro no tocante à revisão, ilustração e capa, e gráfica, é a parte chorada do livro. O problema da divulgação é a parte suada.
Neste aspecto, voltamos novamente ao quesito dinheiro. Dinheiro na mão, livro no balcão. De onde tirar esses valores e investir em algo que não dá (em princípio) lucro para o autor? Logo, não dá para se ter um retorno desse investimento em vias de pagar o capital inicial (gosto de Fátima e Veraneio Vascaína).
Desse modo, se não temos como investir maciçamente no produto, o jeito é imprimir um monte de originais e mandá-los a toda e qualquer editora que nos der atenção. " E aí cachorro, que livro é este que você traz no focinho?"
Vi que a Novo Século é a editora do Vianco. Não é a mesma do Marco Aurélio Paz, também membro deste funesto Fórum?
Bom, para começar, já fazemos alguma divulgação nos blogs, orkut (alguém aí ouviu falar que ele será pago?) etc. É claro que não é o suficiente, então acho que seria interessante fazer alguns banners para divulgar nas livrarias onde conseguirmos expor nosso produto (o livro é um produto, as editoras são empresas). Não é tão caro, mas também não é tão barato assim para se fazer aos montes. Então colocamos nossos livros no sovaco (do latim subbrachium) e entramos de livraria em livraria oferecendo e negociando. Quanto mais barato o livro, melhor de negociar com a loja e o leitor. Colocar anuncios em jornais e revistas é caro, então uma alternativa é tentar anunciar nesses jornais de bairro, o anúncio sai bem mais em conta. Tem que se reservar um valor para dar alguns livros de presente (Jô Soares, Leda Nagle...)
Ratificando e retificando o que você disse Poleto, o custo do livro no tocante à revisão, ilustração e capa, e gráfica, é a parte chorada do livro. O problema da divulgação é a parte suada.
Neste aspecto, voltamos novamente ao quesito dinheiro. Dinheiro na mão, livro no balcão. De onde tirar esses valores e investir em algo que não dá (em princípio) lucro para o autor? Logo, não dá para se ter um retorno desse investimento em vias de pagar o capital inicial (gosto de Fátima e Veraneio Vascaína).
Desse modo, se não temos como investir maciçamente no produto, o jeito é imprimir um monte de originais e mandá-los a toda e qualquer editora que nos der atenção. " E aí cachorro, que livro é este que você traz no focinho?"
Vi que a Novo Século é a editora do Vianco. Não é a mesma do Marco Aurélio Paz, também membro deste funesto Fórum?
Re: Mercado Editorial
Uma alternativa seria tentar a publicação pela Novo Século. Eles te cobram um valor para cobrir alguns custos, mas em compensação eles cuidam da gráfica, da distribuição e da propaganda. Não é muito barato, mas pode ser mais barato que esses custos aí de cima.
Re: Mercado Editorial
De qualquer forma é uma alternativa...
Preocupo-me com a revisão, sim, mas o que mais me incomoda é o preço dos livros (Tô sendo chato com isso, né).
Se há alguma forma de diminuir os valores, ela tem de ser tentada.
Capa sem orelhas, miolo em papel um pouco mais barato... (Qual o nome daquele papel amarelo usado no miolo de alguns livros?) Tem de ser repensado. Até chegar um momento em que se poderá produzir um livro com orelhas na capa, papel off set, de maneira barata, isto é, uma tiragem bem grande.
Preocupo-me com a revisão, sim, mas o que mais me incomoda é o preço dos livros (Tô sendo chato com isso, né).
Se há alguma forma de diminuir os valores, ela tem de ser tentada.
Capa sem orelhas, miolo em papel um pouco mais barato... (Qual o nome daquele papel amarelo usado no miolo de alguns livros?) Tem de ser repensado. Até chegar um momento em que se poderá produzir um livro com orelhas na capa, papel off set, de maneira barata, isto é, uma tiragem bem grande.
Re: Mercado Editorial
Pacheco escreveu:De qualquer forma é uma alternativa...
Preocupo-me com a revisão, sim, mas o que mais me incomoda é o preço dos livros (Tô sendo chato com isso, né).
Se há alguma forma de diminuir os valores, ela tem de ser tentada.
Capa sem orelhas, miolo em papel um pouco mais barato... (Qual o nome daquele papel amarelo usado no miolo de alguns livros?) Tem de ser repensado. Até chegar um momento em que se poderá produzir um livro com orelhas na capa, papel off set, de maneira barata, isto é, uma tiragem bem grande.
Olha, eu, como leitora assumidamente viciada, minha preocupação antes de tudo é com a qualidade do livro, tanto com o material que é produzido quando a orelha a capa, diagramação e tudo o mais, porém, o principal é a revisão. Detesto pegar livro mal revisado, porque nos primeiros erros já cai muito a vontade de continuar lendo.
Então quando se fala em qualidade, é geral, não se pode esquecer de nada e isso PODE aumentar o valor do livro, que se tiver todos esses quesitos, não me importo com o preço.
Re: Mercado Editorial
Uma outra coisa que considero um problema é o fato das editoras cobrarem o autor pela publicação. Acaba gerando uma dúvida tipo: "será que meu livro é bom ou só querem ganhar dinheiro?".
E confesso que também me decepcionei com alguns autores nacionais... Não digo que foram todos, temos escritores muito bons, mas também tem alguns que certamente estão aí no mercado editorial porque estão investindo bastante grana.
E confesso que também me decepcionei com alguns autores nacionais... Não digo que foram todos, temos escritores muito bons, mas também tem alguns que certamente estão aí no mercado editorial porque estão investindo bastante grana.
Re: Mercado Editorial
Sora escreveu:Uma outra coisa que considero um problema é o fato das editoras cobrarem o autor pela publicação. Acaba gerando uma dúvida tipo: "será que meu livro é bom ou só querem ganhar dinheiro?".
E confesso que também me decepcionei com alguns autores nacionais... Não digo que foram todos, temos escritores muito bons, mas também tem alguns que certamente estão aí no mercado editorial porque estão investindo bastante grana.
Isso é verdade. Algumas editoras, por terem que sobreviver, acabam publicando qualquer um que esteja pagando e com isso o resultado é um monte de tralha no mercado.
Mas, acho que de uma forma geral, o próprio público acaba filtrando o que é bom e o que não é.
Re: Mercado Editorial
Infelizmente o que está movendo o mundo em todos os aspectos é o dinheiro. Então, na literatura, também é assim. E o medo de Sora também é o meu, e acredito que o de muitos também. E me sinto de certa forma usado por isso.
Quanto a sua opinião Celly, concordo com você, a qualidade do livro me interessa sim, desde a capa e a revisão, que PODE encarecer o livro, mas ainda assim, acho que os livros precisam ser mais baratos. Não dá para competir com gente consagrada que vende livros de certa forma baratos se o meu está com o preço acima da média. Daí eu volto com as considerações de Sora e de Poleto. Será que o valor não está alto para o lucro da editora, ou porque não tem como mesmo fazer mais barato?
Você, Celly, é uma entre cem que não liga para o preço do livro e se te interessar compra mesmo. Acho que isso não se aplica a todos. O preço do livro para mim é um diferencial, mas isso não quer dizer que ele tem de ser baixado em detrimento da qualidade do mesmo.
Quanto a sua opinião Celly, concordo com você, a qualidade do livro me interessa sim, desde a capa e a revisão, que PODE encarecer o livro, mas ainda assim, acho que os livros precisam ser mais baratos. Não dá para competir com gente consagrada que vende livros de certa forma baratos se o meu está com o preço acima da média. Daí eu volto com as considerações de Sora e de Poleto. Será que o valor não está alto para o lucro da editora, ou porque não tem como mesmo fazer mais barato?
Você, Celly, é uma entre cem que não liga para o preço do livro e se te interessar compra mesmo. Acho que isso não se aplica a todos. O preço do livro para mim é um diferencial, mas isso não quer dizer que ele tem de ser baixado em detrimento da qualidade do mesmo.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|