FORUM DA CÂMARA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO

5 participantes

Ir para baixo

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Empty H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO

Mensagem por Henry Evaristo Sáb 14 Nov 2009 - 11:34

Nos anos setenta um filme surgiu provocando as platéias de todo o mundo com seu terror opressivo e mórbido. Era o marco inicial do estilo terror/sci-fi que se iniciava pelas mãos dos roteiristas Dan O'Bannon e Ronald Shusset e pelas mãos do diretor Ridley Scot. Muitos são os elementos que tornaram Alien um clássico absoluto do cinema de terror e um dos mais importantes do cinema de ficção-científica. Entre estes tantos elementos sem sombra de dúvida está a estética adotada para o filme. Este talvez seja mesmo o principal elemento criador da tensão e agonia insuportaveis que permeiam a obra desde a primeira cena até a última.

Um homem foi o grande responsável pela atmosfera cênica aterradora de Alien: O artista plástico suíço H.R Giger.

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO H._R._Giger


Não existe nada igual à arte plástica de Giger, em todo o mundo. O artista trabalha elementos considerados por muitos como extremamente mórbidos, pervertidos e violentos revestidos de um padrão visual sem par na história da arte. Seu trabalho é também chamado de arte biomecânica.

Atualmente Giger mantém um museu próprio em Gruyères, na Suíça, onde expõe suas obras.

Um pouco do trabalho de H.R Giger:

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Hr-giger-3

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Hr-giger-7

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Hr_giger_alienmonster_iv

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Giger

Acho que poderiamos entender a arte de Giger como uma assombrosa monotemática das trevas. Com certeza o artista trabalha essencialmente alguma visão toda sua sobre as relações do ser humano com o universo orgânico que o rodeia, e de certo, Giger não vê, se não, uma beleza horrenda em todo esse universo. Além de conseguir mergulhar o apreciador de sua arte num mundo coberto pelas mais pesadas sombras de um futuro escatológico, agressivo e imoral. De fato não é uma arte para todos.

Obviamente, por questões de bom senso, não reproduzi acima nenhuma imagem muito representativa do universo erótico da arte de Giger. Mas creio que os amigos podem imaginar como é, pela carinha de certinho do artista na foto maior, rssrsrsr...

Após seu sucesso com Alien, alguns outros grupos e artistas contrataram Giger para dar seu toque macabro em seus discos e cenários. Um destes trabalhos foi para a capa de um dos discos do EMERSON, LAKE AND PALMER:

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Elpi

E Giger fez tmbm uma capa toda sua para o mítico livro NECRONOMICON. Dizem que Ridley Scott o contratou para Alien após ver esta gravura:


H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Hr_giger_necronom_004

e aqui vemos um dos desenhos originais feitos para Alien:

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Giger_alien


A atmosfera pesada de Alien sempre me afetou muito. Foi um dos filmes mais assombrosos da minha infância. Somente décadas depois é que fui tomar conhecimento do artista por tras de toda aquela opressão de salões que mais pareciam intestinos de baleias. Com certeza a arte do Giger está entre minhas influencias estéticas transportadas diretamente dos anos 70 e 80 para as páginas dos meus contos, srrsrs... não em termos de cenários, ambientações, mas em termos de sensações. Acho que o medo que sempre busco criar no leitor é um medo inspirado por esta arte também. Meu paradigma de medo, eu diria, foi formado tmbm pelas entranhas biomecânicas do H.R Giger.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Empty Re: H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO

Mensagem por Poleto Dom 15 Nov 2009 - 1:05

Henry, belo achado. As ilustrações do cara são geniais.
Só não vou dar nenhum pitaco crítico pois arte pra mim é que nem café, se o sabor está bom, eu tomo! Smile
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Empty Re: H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO

Mensagem por BOI Dom 15 Nov 2009 - 1:11

Realmente a foto dele é horrenda! Very Happy
A obra do rapaz por outro lado é excelente!
BOI
BOI

Mensagens : 142
Data de inscrição : 28/12/2008

http://www.recantodasletras.com.br/autores/boizin

Ir para o topo Ir para baixo

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Empty Re: H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO

Mensagem por Tânia Souza Dom 15 Nov 2009 - 1:49

Nem vou comentar, é só olhar meu avatar.. acho legal essa arte metalizada, não sei se posso definir assim, um metal meio orgânico... tem imagens chocantes também.Shocked

Senti vontade de rever Alien, a com todos aqueles detalhes, deve ter muita coisa dele por lá.
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Empty Re: H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO

Mensagem por London Sex 9 Jul 2010 - 16:25

Tânia Souza escreveu:Nem vou comentar, é só olhar meu avatar.. acho legal essa arte metalizada, não sei se posso definir assim, um metal meio orgânico... tem imagens chocantes também.Shocked

Senti vontade de rever Alien, a com todos aqueles detalhes, deve ter muita coisa dele por lá.

affraid
London
London

Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO Empty Re: H.R GIGER - O ESTETA DO HORRENDO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos