FORUM DA CÂMARA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Processo criativo e de escrita

+8
Rogério
seguidorlovecraft
Susana Lorena
Lino França Jr.
Henry Evaristo
Afonso
Tânia Souza
Poleto
12 participantes

Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Processo criativo e de escrita

Mensagem por Poleto Sex 9 Jan 2009 - 9:54

Salve povo,

Deixando o terror um pouquinho de lado - mas não totalmente -, gostaria de discutir com os amigos outro assunto que também nos é comum: o processo criativo e de escrita.

Já discutimos anteriormente, naquele outro fórum, sobre de onde tiramos nossas idéias. Gostaria de, além de discutir sobre isso, debater as técnicas de criação de cada um. Por técnicas de criação digo: Uma vez que vocês tem a idéia, como vocês a desenvolvem no papel? Existe um roteiro a ser seguido?
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Poleto Sex 9 Jan 2009 - 10:04

Sem querer embananar o tópico nem confundir, vou postar aqui um material que estou traduzindo, contendo dicas para a organização e desenvolvimento de estórias - embora seja voltado para o desenvolvimento de um romance. É claro que, são dicas e não regras (nada de me crucificar por conta disso cyclops ).

O primeiro artigo que traduzi não trata necessariamente de técnicas de escrita, mas como eu o achei interessante, resolvi traduzir e postar aqui.

----------------------------------------------------------------------------------

Os 7 sinais de que seu conto quer se tornar uma novela

Talvez a maneira mais fácil de encontrar uma idéia para uma novela seja escrever um conto e perceber – ou ter alguém que perceba para você – que o que você está lidando é muito maior do que um conto. Como você sabe se uma história está pedindo por um formato maior? Aqui estão alguns sinais de que seu conto é na verdade uma novela disfarçada.

1. A sua idéia para uma novela é realmente uma novela?
Você já viu esta história antes? Ela parece familiar ou banal? Embora Willa Cather estivesse correta quando disse que “existem somente duas ou três histórias na humanidade, elas sempre se repetem”, você deve contar uma história de forma que ela pareça totalmente nova para o leitor. Evite estereótipos de caracterização e ambientação.

2. O conto é simplesmente muito longo.
Da mesma forma que a poesia, existe uma certa elegância ao escrever um conto: há espaço somente para o que é essencial. Um conto normalmente não tem mais do que 10.000 palavras. Se você já aparou o conto deixando somente o que é necessário, e ainda assim ele está muito longo, provavelmente você está lidando com algo maior.

3. São necessários muitos personagens para contar a história
Se o número de personagens em sua história torna-a confusa, verifique primeiro se algum deles pode ser eliminado ou combinado com algum outro. Se ainda assim forem necessários muitos personagens para contar a história, isso pode ser um sinal de que o seu enredo é para uma novela, não para um conto.

4. O tema, ou temas, não foram totalmente desenvolvidos
Se você está trabalhando com temas ao invés de um tema apenas, este pode ser um sinal de que você está ansioso por um formato mais generoso. Seja muito claro com o que você está tentando passar através da história, e se você está sendo ou não bem sucedido. O tema é muito grande para ser explorado em apenas 10.000 palavras?

5. A história abrange um grande período de tempo.
Although there are no hard and fast rules, a short story generally covers a brief period of time. With exceptions, most short stories cannot comfortably cover years of a character's life. If your plot involves an afternoon or a few hours, you're probably right to choose the story format. If your plot encompasses a year, or years, of people's lives, you've probably got a novel on your hands.

Embora não existam regras, um conto normalmente abrange um curto período de tempo. Com algumas exceções, alguns contos não conseguem cobrir confortavelmente anos da vida de um personagem. Se o seu enredo envolve uma tarde ou algumas horas, você provavelmente escolheu o formato certo. Se o seu enredo abrange um ano, ou anos, da vida dos personagens, você provavelmente tem uma novela em mãos.

6. Um de seus leitores disse que isso poderia ser uma novela.
Se alguém lhe disse: “Ei, eu gostaria de ler mais sobre isso aqui,” este é um bom sinal de que você topou com algum bom material. Antes de embarcar em algo que vá consumir seu tempo, você deve ter certeza de que você escolheu um tópico ou uma história que irá prender o interesse das pessoas. Isto não é algo fácil de alcançar, então, se você fizer isso, preste atenção.

7. Você não quer parar de trabalhar nele.
A coisa mais importante sobre escrever uma novela é que o material possa ter sua atenção pelo tempo que ela levará para ficar pronta. Se a idéia de viver com estas pessoas por mais tempo que um mês não lhe agrada, não se torture, não importa o que seus leitores digam. Por outro lado, se a história apenas aumentou o seu apetite, então continue trabalhando. Se você tiver sorte o suficiente para encontrar algo que o inspire desta forma, continue.

----------------------------------------------------------------------------------

Duas observações:
1. Apesar de falar, ler e escrever bem em inglês, eu sou péssimo para traduzir textos. Fiz um esforço fenomenal para conseguir obter o texto acima na nossa língua. Portanto, se vocês encontrarem alguma expressão ou frase que não faça sentido, me avisem, ou ignorem, ou pensem em um significado melhor. cyclops

2. Algumas definições (como por exemplo, aonde diz que o limite de um conto normalmente fica em 10.000 palavras) podem ser válidas e pertinentes ao mercado editorial norte americado e podem não fazer sentido ou ter um significado diferente aqui.
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Tânia Souza Sex 9 Jan 2009 - 16:11

Uma contribuição e tanto Poleto, continue traduzindo que nós vamos aproveitando Cool

Essa questão de um conto ir ficando longo demais e não conseguir terminar logo aconteceu comigo nos contos
( incompleto) Em Busca do Graal, que tenho esperança de um dia terminar...

Não sei organizar meu processo de criação, já perdi boas idéias e temas por não ser organizada, rs.. vou ver se aprendo a fazer isso...
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Afonso Sáb 10 Jan 2009 - 0:16

No meu caso quando quero escrever um conto eu procuro em primeiro lugar focar o tema: vampiro, demônio, premonição, pessoas sensitivas que vêem os mortos ( tenho 2 contos ). Tento forçar a idéia no tema quando vou dormir ou tomando banho ( minha esposa já reclamou que eu demoro demais no banho e quando demoro alguma coisa toma forma ). Daí no computador, telinha do word na frente, escrevo uma sinopse geral da idéia. Leio e releio a sinopse e vou acrescentando uma coisa ou outra. Muitas vezes estou escrevendo o conto numa tela com a sinopse minimizada na outra.

A sinopse, pra mim, é o alicerce do que virá ser a casa ( o conto ). Já aconteceu de finalizar a sinópse de um jeito e o conto terminar de outro. Também já me ocorreu de sonhar um tema, sair correndo da cama, escrever a sinopse e voltar a dormir. Agora, tenho 3 sinopses de potenciais contos. Fico namorando com os três e tem um deles que está me atraindo. É assim. Claro que cada conto é um parto diferente, uns nascem sem complicações de parto normal, outros complicam muito, como foi o caso do conto que escrevi "A velha casa da floresta" que tive de dividí-lo em 2 partes ( enorme )! Sabia perfeitamente que ele não teria chance de ser lido pelo leitores do recanto, acostumados com uma leitura rápida, mas não tinha como ser diferente.

Outro aspécto da criação é que cada conto é como um "filho", após publicá-lo eu sempre volto pra dar uma olhadinha e vejo coisas que podem ser alteradas ou melhorá-lo por dica de alguém. Não ficam orfão de mim! Esta é a grande vantagem do conto digital: você pode melhorar o que já escreveu e o dia que puder publicá-lo no papel ele já estará mais amadurecido e revisado. Tem alguns contos meus que eu escrevi no recanto que precisam a minha visita para um "update", mas não tenho pressa!
Afonso
Afonso

Mensagens : 702
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 57

http://www.contosfantasticos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Henry Evaristo Sáb 10 Jan 2009 - 0:53

Geralmente quando inicio um conto não sei absolutamente nada sobre ele. Um bom exemplo é meu conto O DEGHAMMON que estacionou na segunda parte e não foi concluido até hoje. Simplesmente não sei o que é o Dghammon. Ele nao é um mistério somente para quem lê; é para mim também! Rsrrsrsrs!

Quase tudo o que escrevo é assim, sem nenhum planejamento prévio. Vai saindo e pronto. Acho que somente meus contos maiores, os de lobisomem, possuem algum planejamento muito rápido.
Henry Evaristo
Henry Evaristo
Admin

Mensagens : 753
Data de inscrição : 27/12/2008

https://forumdacamara.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Poleto Sáb 10 Jan 2009 - 21:12

Diferente do Afonso, uma vez que termino um conto, não volto mais nele.
Acho que é uma forma de eu ter, para mim, uma visão do meu estado de espírito e do meu amadurecimento quando escrevi o conto. Alguns contos meus, por mais que eu não tenha gostado, não são alterados.

Agora, enquanto está sendo escrito, eu volto várias vezes ao conto, as vezes ficam parados por meses até serem concluídos.
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Lino França Jr. Dom 11 Jan 2009 - 10:52

Meu caso é bem parecido com o do Afonso. Por mais estranho que pareça, ás vezes tenho alguma idéia para algum conto na hora do banho, ou depois de dormir, aí tenho de correr pra não perder a idéia principal.
Também prefiro rabiscar a sinopse das idéias aleatórias que tenho, e depois com o tempo consigo desenvolver a história, mas, em muitas vezes, a sinopse fica lá perdida sem que eu consiga dar um rumo a ela.
Lino França Jr.
Lino França Jr.

Mensagens : 975
Data de inscrição : 28/12/2008
Idade : 50
Localização : São Paulo

http://www.masmorradoterror.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Poleto Sex 16 Jan 2009 - 13:57

Continuando a nossa série de artigos mal-traduzidos-mas-com-boa-intenção, temos este - que é uma espécia de lista de verificação - citando os pontos mais comumente encontrados em histórias de terror (romances, diga-se de passagem).:

• Você iniciou com um prologo ou capítulo curto que provê uma rápida mas envolvente (e normalmente violento) visão do horror secreto que irá impulsionar a história?

• Entre os capítulo 1 e 5, você introduziu os personagens principais e seus problemas, e então colocou-os juntos com o horror?

• Seus capítulos do meio mostram um números crescente de eventos violentos/estranhos, que ameaçam os protagonistas e força-os a investigar e eventualmente enfrentar o horror que foi liberado?

• Se o ritmo permitir, você mostrou uma cena violenta para mostrar o horror em sua forma crua?

• O climax contém satisfação suficiente para o leitor? Quando as coisas vão de mal a pior para os protagonistas, com aparentemente nenhuma saída, no momento em que eles estão prestes a serem tomados pelo força superior do horror, algo acende neles a coragem, ingenuidade, imaginação, uma ferramenta ou peça de informação plantada anteriormente.

• Um curto capítulo final ou epílogo mostra que os personagens principais estão em paz, resumindo suas vidas normais, mas mudados para sempre pelo encontro com o mal. Mas você também deu a dica de que a vitória é temporária, e que o horror apenas voltou para esconder-se e renascer novamente algum dia, em uma possível sequência.

Nota: o autor deste artigo é um professor norte-americano, estudioso do nosso gênero, que ministra diversos cursos de escrita voltados para o gênero terror. Tem outros dois ou três artigos interessantes, que pretendo postar em breve.
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Muitas dicas

Mensagem por Susana Lorena Sex 16 Jan 2009 - 16:50

Eu vi aqui tantas dicas legais e fiquei com ciúmes! Laughing
Na verdade eu não vou postar nehuma dica traduzida. Mas eu conheço um site (pra quem tem um certo domínio de inglês). O nome dele é writing.comhttp://www.writing.com/. Você pode se increver de graça e com isso receber NewsLetters no seu perfil nesse site. São de vários assunto, contos, poesias, terror, suspense e por aí vai!

Eu faço parte desse site e tenho lido várias coisas interessantes!

Vale a pena dar uma olhada!
Susana Lorena
Susana Lorena

Mensagens : 93
Data de inscrição : 14/01/2009
Idade : 36

http://faraway.aolimiar.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Poleto Sex 16 Jan 2009 - 16:57

Susana Lorena escreveu:Eu vi aqui tantas dicas legais e fiquei com ciúmes! Laughing
Na verdade eu não vou postar nehuma dica traduzida. Mas eu conheço um site (pra quem tem um certo domínio de inglês). O nome dele é writing.comhttp://www.writing.com/. Você pode se increver de graça e com isso receber NewsLetters no seu perfil nesse site. São de vários assunto, contos, poesias, terror, suspense e por aí vai!

Eu faço parte desse site e tenho lido várias coisas interessantes!

Vale a pena dar uma olhada!

Boa dica! Smile
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por seguidorlovecraft Sáb 24 Jan 2009 - 8:55

Olá

Sabe qual é o principal problema? É não entender mais que meia dúzia de palavras em inglês. Diferente do nosso grande Borges, é uma pena que vou ficar a ver navios nessa. Mas é uma ótima dica, Susana. De qualquer forma, obrigado. Serviria o chapéu se eu soubesse trinta por cento a mais de inglês.

Leonardo Nunes Nunes
seguidorlovecraft
seguidorlovecraft

Mensagens : 1126
Data de inscrição : 16/01/2009
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://seguidorlovecraft.multiply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty USO DROGAS PARA CRIAR

Mensagem por Rogério Seg 23 Mar 2009 - 22:16

Uso umas drogas poderosíssimas para auxiliar em minhas composições literárias. Drogas pesadíssimas: os jornais. tou brincando, o processo acho que depende de cada, escrever é uma coisa muito difícil. Laughing
Rogério
Rogério

Mensagens : 16
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por seguidorlovecraft Seg 23 Mar 2009 - 22:27

(Vou falar algo que soará macabro por demais)
Hoje de manhã um sujeito, suicida, morreu nas estradas daqui da cidade onde moro - Passo Fundo - RS. O cara simplesmente jogou o carro em cima de um caminhão, os bombeiros demoraram seis horas para o "salvamento" - a pista ficou seis horas interditada; mas - acreditem - foi encontrado o camarada suicida dividido em três pedaços.

É mórbido. Mas serviu como inspiração, que está começando a tomar forma.
No fim, o Rogério tem um pouco de razão: a droga é o jornal, mesmo. Seja ele jornal de tv ou rádio.
A escrita depende de um fator: inspiração.


Abraços
LNN
seguidorlovecraft
seguidorlovecraft

Mensagens : 1126
Data de inscrição : 16/01/2009
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://seguidorlovecraft.multiply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Poleto Ter 24 Mar 2009 - 11:24

seguidorlovecraft escreveu:(Vou falar algo que soará macabro por demais)
Hoje de manhã um sujeito, suicida, morreu nas estradas daqui da cidade onde moro - Passo Fundo - RS. O cara simplesmente jogou o carro em cima de um caminhão, os bombeiros demoraram seis horas para o "salvamento" - a pista ficou seis horas interditada; mas - acreditem - foi encontrado o camarada suicida dividido em três pedaços.

É mórbido. Mas serviu como inspiração, que está começando a tomar forma.
No fim, o Rogério tem um pouco de razão: a droga é o jornal, mesmo. Seja ele jornal de tv ou rádio.
A escrita depende de um fator: inspiração.


Abraços
LNN

Realmente, o mais assustador filme de terror é o Jornal da Noite; e o mais assustador livro é o Jornal diário.
E há quem reclame de filmes do gênero.
Poleto
Poleto

Mensagens : 1550
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

http://casadasalmas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Tânia Souza Seg 22 Jun 2009 - 2:02

Não sendo exatamente uma resposta ao processo criativo, algumas músicas são inspiradoras... e certas imagens também.

Mas talvez a campeã seja mesmo a realidade. Aqui em MS, volta e meia são divulgados casos de canibalismo (!)....
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por seguidorlovecraft Seg 22 Jun 2009 - 13:46

Olha... que realidade mais morta essa (fazendo uma pequena alusão à música do Chico Buarque).

LNN
seguidorlovecraft
seguidorlovecraft

Mensagens : 1126
Data de inscrição : 16/01/2009
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://seguidorlovecraft.multiply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Obed de Faria Junior Seg 20 Jul 2009 - 19:39

O processo criativo, por diferenciado que possa ser para cada indivíduo, passa necessariamente por um ponto em comum a todos: uma criação nasce de uma provocação qualquer - seja ela interna ou externa. Um fato que se tenha notícia, uma imagem que se tenha visto, uma idéia ou concepção que se nos tenha brotado... Há, enfim, um estopim qualquer que põe em funcionamento o ânimo de criar. Colocar esse ânimo criativo em funcionamento para que ele produza algo concreto é que está sujeito a um processo ou técnica, propriamente ditos. E, nesse ponto, cada um trabalha de um jeito, conforme seus próprios ritos. Sim! Criar é um ritual e não há como querer que o modo de desenvolver um trabalho de um siga as lendas e os tiques de outro.

Ordinariamente, pode-se estruturar uma narrativa a partir de uma sequência lógica de causas e efeitos, obedecendo ou não uma ordem cronológica ou uma dinâmica espacial. Vai depender do enredo, em si. Eu, particularmente, tenho meus "truques"... Nem sei se funcionam muito bem, mas...

Um dos que mais utilizo é começar qualquer história - ou os vários trechos dela - pelo desfecho. Para mim, particularmente, tudo fica muito mais fácil quando sei onde vou chegar. A dinâmica é construída de trás para frente. Tomadas quaisquer circunstâncias como "efeitos" vou construindo as "causas". Depois de pronto, às vezes, alguma coisa até se modifica. Mas dá ensejo a buscar soluções que tornam, quase sempre, qualquer trama mais original.
Obed de Faria Junior
Obed de Faria Junior

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/07/2009
Idade : 63
Localização : São Paulo

http://obed.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por seguidorlovecraft Ter 21 Jul 2009 - 13:07

Obed, o amigo sintetizou bem ao tentar explicar como funciona o processo de criação.
Gostei disso.
De minha parte, entretanto, não sigo nenhum macete, digamos assim. Eu parto, na maioria das vezes, de um enredo, vou citar exemplo o meu mais novo conto que já está no final, e que em breve será publicado no sítio do amigo Barreto: o meu conto narra a prisão de alguém que, por um fatal engano, seja da polícia ou dos vizinhos, interpreta um conto de Poe em sua própria casa com muita paixão, com muito sentimento. Então os vizinhos pensam que ele realmente matou alguém. Assim vai.


É bom tê-lo em nossa necrópole.

Abraços
LNN
seguidorlovecraft
seguidorlovecraft

Mensagens : 1126
Data de inscrição : 16/01/2009
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul

http://seguidorlovecraft.multiply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Jon Lima Sáb 22 Ago 2009 - 0:37

O processo de criação de um conto é um tanto complicado. Levando em consideração que temos de evitar ao máximo usar elementos de outras obras. Geralmente uso elementos da minha realidade para caracterizar personagens e cenários, pego vários aspectos, várias características de pessoas diferentes e as vou juntando para formar uma nova. O mesmo faço com os cenários.
Mas como elemento núcleo (pode ser o lugar em que se passa, um objeto ou até mesmo personagem) geralmente são baseados em sonhos, que acho interessante e os anoto ou faço o possível para não esquecer.

Não são macetes, mas esse meu método de produção de texto ajuda a se tornar mais rico e original.
Acredito que cada um tem seu próprio estilo, contudo umas dicas não fazem mal.

Abraço.
Jon Lima
Jon Lima

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 33
Localização : Manaus

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/jonathanlima

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Celly Borges Sáb 22 Ago 2009 - 0:44

Jon Lima escreveu:O processo de criação de um conto é um tanto complicado. Levando em consideração que temos de evitar ao máximo usar elementos de outras obras. Geralmente uso elementos da minha realidade para caracterizar personagens e cenários, pego vários aspectos, várias características de pessoas diferentes e as vou juntando para formar uma nova. O mesmo faço com os cenários.
Mas como elemento núcleo (pode ser o lugar em que se passa, um objeto ou até mesmo personagem) geralmente são baseados em sonhos, que acho interessante e os anoto ou faço o possível para não esquecer.

Não são macetes, mas esse meu método de produção de texto ajuda a se tornar mais rico e original.
Acredito que cada um tem seu próprio estilo, contudo umas dicas não fazem mal.

Abraço.

Olá, Jon, bem-vindo ao Fórum. alien

Bem, eu também uso essa técnica de anotar sonhos e usa-los em contos.

What a Face
Celly Borges
Celly Borges

Mensagens : 1701
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 40
Localização : Curitiba/BH

http://mundodefantas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Jon Lima Sáb 22 Ago 2009 - 0:49

Obrigado ^^
Espero ajudar e aprender coisas novas.
O Barreto me indicou esse fórum, achei bem legal e com certeza vou participar com frequencia.

Abraço
Jon Lima
Jon Lima

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/08/2009
Idade : 33
Localização : Manaus

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/jonathanlima

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Tânia Souza Sáb 22 Ago 2009 - 20:42

Bienvenido!!!

Sabe que ainda não consegui me focar para saber qual o meu processo criativo, sei lá...
Tânia Souza
Tânia Souza

Mensagens : 2066
Data de inscrição : 27/12/2008
Idade : 47

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Pacheco Dom 25 Out 2009 - 10:11

Como o Afonso disse, às vezes tenho uma ótima idéia, mas não tenho tempo. Acho que generalizando, nenhum de nós tem. Aí então eu escrevo uma pequena sinopse que invariavelmente tem o final diferente do conto. Às vezes a idéia vem de súbito e sem criar uma sinopse, escrevo. Reviso na tela algumas vezes. Imprimo e reviso com a caneta, fazendo vários rabiscos e incluindo e excluindo frases ou palavras.

Vez em quando estou no trabalho e acende uma lâmpada sobre minha cabeça. Corro atrás de algum papel e escrevo o que pensei. Depois desenvolvo.

Quando alguns bons leitores me dão dicas, se achar conveniente eu altero os contos. Mas quando o dito cujo já está bem espalhado na rede não altero.

É claro que às vezes os leio muito depois de tê-los criado, e quase sempre encontro uma coisa que queria ter escrito diferente. Não se enganem, sempre acharemos. Mas escrever é estado de espírito. É como ler. Já leram um livro mais de uma vez? Cada vez que é lido você tira uma mensagem diferente. Isso é que é bacana no mundo das letras.

Escrevamos!
Pacheco
Pacheco

Mensagens : 526
Data de inscrição : 22/10/2009
Idade : 42
Localização : Nova Friburgo

http://revistapacheco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Processo criativo e de escrita Empty Re: Processo criativo e de escrita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos