Três faces do horror

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Três faces do horror

Mensagem por Raoni Barone em Dom 6 Set 2009 - 11:46

Saudações para todos. Neste contato com vocês gostaria de verificar qual o tipo de horror que mais os agrada, ou seja, os apavora.
Segundo alguns a escrita de horror se apresenta com três faces míticas: o vampiro, o lobisomem e o monstro de Frankenstein.

O vampiro simboliza o mal desconhecido, fora da espécie, que nos quer como um deles, nos usar ou só nos matar. Colocaremos como exemplos filmes emblemáticos como: Predador, Alien e por aí vai... Escritor exemplo: H.P.Lovecraft(com seus seres únicos).

O lobisomem simboliza o que temos dentro de nós, nossos instintos primitivos, a máscara que tentamos esconder e que por alguma causa deixamos exposta. Filmes: Psicose(traumas) , Sexta-feira 13 e quase todos os outros filmes de serial killers. São os que não fariam toda aquela desgraça em outras condições e situações, ou sem a mordida desencadeadora. Somos todos nós. Escritor exemplo: Edgar Allan Poe( com seus homens e mulheres delirantes).

O monstro de Frankenstein simboliza obviamente o mal criado. A brincadeira de Deus. Filmes: Frankenstein, A onda e outros.Escritora exemplo: Mary Shelley(com seu tenebroso Frankenstein).

Qual face do horror mais os agrada, ou melhor, os desagrada? Eu gosto de todos mas prefiro a face do lobisomem. affraid
Raoni Barone

Ver perfil do usuário

Re: Três faces do horror

Mensagem por Henry Evaristo em Dom 6 Set 2009 - 19:38

Olá Raoni. Seja muito bem vindo.

Seu ponto de vista teórico é bem interessante. Uma maneira bem eficaz de sintetizar o gênero. Nós aqui na Câmara não temos uma escola teórica específica que sigamos. todos são livres para ter suas concepções sobre o que e como deve ser enxergada a literatura fantástica. Mas, a princípio ouso afirmar que todas as "faces" da literatura fantástica nos interessam muito por aqui.

Fique à vontade para participar com o pessoal. Tenho certeza de que vc será muito bem recebido aqui em nossa Necrópole. Eu mesmo ando um pouco afastado mas, em breve, pode ser que venha a retomar minhas atividades normais por aqui.

Abraços!
Henry Evaristo
Admin

Ver perfil do usuário http://forumdacamara.forumeiros.com

Mensagem por Tânia Souza em Dom 6 Set 2009 - 21:30

Salve Raoni, bienvenido!!!

Então, cada ser destes representaria um dos medos?
Hum, neste caso, acho que o que mais me assusta ou o que considero como vertente maior do pavor seriam dois, o vampiro, como o desconhecido, o diferente... e o o lobisomem, aquele mal interior, a crueldade de cada ser tenta deixar escondido, oculto até de si próprio.

Mas como é para escolher, fico com o vampiro.... o desconhecido sempre apavora mais.
Tânia Souza

Ver perfil do usuário http://recantodasletras.uol.com.br/autores/titania

Mensagem por Poleto em Ter 8 Set 2009 - 10:36

Bem vindo, Raoni.
De fato, é uma abordagem bem interessante para o gênero.
Particularmente, sou da opinião da Tânia. E mais, acho que o tipo de terror mais eficiente é o que trata do desconhecido. Smile
Poleto

Ver perfil do usuário http://casadasalmas.blogspot.com

Obrigado pela recepção

Mensagem por Raoni Barone em Qua 9 Set 2009 - 20:33

É bom saber que estou entre os meus.
Sempre gostei de todas as faces do horror, mas todos tem suas predileções.
Proponho que cada um de vocês cite um livro ou filme levando em consideração cada uma das faces citadas.
O horror desconhecido, o horror interior e o horror criado.
Raoni Barone

Ver perfil do usuário

Mensagem por Poleto em Sex 11 Set 2009 - 11:52

Raoni Barone escreveu:É bom saber que estou entre os meus.
Sempre gostei de todas as faces do horror, mas todos tem suas predileções.
Proponho que cada um de vocês cite um livro ou filme levando em consideração cada uma das faces citadas.
O horror desconhecido, o horror interior e o horror criado.

Relendo o tópico, vi que a descrição usada para Vampiro seria o desconhecido. Entretanto, foram usados como exemplos monstros, apenas.

Eu respondi que preferia o Vampiro pelo fato do desconhecido, não exatamente monstros. Bem da verdade, gosto muito do terror psicológico, aquele que não é explícito. Não sei aonde ele entraria dentro desta categorização. Vampiros mesmo?

Enfim, nesta linha, eu citaria "A volta do parafuso" de Henry James, "Os Mortos Vivos" de Peter Straub e "O Exorcista", de William Peter Blatty.
Poleto

Mensagem por Barreto em Sex 11 Set 2009 - 14:31

Assim como o Poleto, também prefiro a face de terror que trabalha o desconhecido. Mais precisamente o medo do desconhecido.

Vide duas parcerias que fizemos (1 - A CARTA DE ALBERTO EDWIN e 2 - SOMBRA SOBRE O MAR).
Barreto

Ver perfil do usuário http://www.arquivodobarreto.com

Mensagem por Raoni Barone em Seg 14 Set 2009 - 19:37

Boa Poleto, "Os mortos vivos" de Peter Straub. Estou terminando de ler e não me decepcionou até agora.
Raoni Barone

Ver perfil do usuário

Mensagem por Flávio de Souza em Seg 14 Set 2009 - 22:10

Fala Raoni!

Cara, eu gosto das três vertentes, sem maior peso para esse ou aquele lado...
Eu gosto muito do livro IT do Stephen King ( é só olhar o avatar rsrsrsrsrs ), embora o final seja um tanto o quanto estranho, com aquele lance da aranha e tal, porém eu costumo avaliar essa parte como um medo de proporção inimaginável, incapaz de caber no entendimento humano, daí a associação com algo mais simples...
A versão para as telas é que deixou um pouquinho a desejar, apesar de ter sido concebida como uma mini-série...a idéia do palhaço é que acho pavorosa...

Abração,

Flávio
Flávio de Souza

Ver perfil do usuário http://www.flaviodsouza.blogspot.com

Mensagem por Pacheco em Dom 25 Out 2009 - 9:08

Olha eu aqui de novo...

Interessante essa explicação do Raoni...

Os vampiros são legais, mas...

Do que vocês tem medo? Na boa!

Se por acaso estivessem sozinhos em um determinado lugar em que se sentem inseguros. Percebem a presença de algo ou alguém,
sem no entanto vê-lo. O que passa pela suas cabeças? Um vampiro, um lobisomem, uma alma penada?
O vampiro não faz diretamente parte de nosso folclore, então para mim, é fruto de literatura, não existe. Quanto ao lobisomem e as almas, no interior tem gente que jura ter visto um ou outro. Aqui mesmo, na cidade.

O lobisomem também é folclórico, mas quanto as almas, e nesse gênero enquadro os zumbis, esses me metem medo mesmo.
Quem nunca esteve sozinho em casa e teve a impressão de que alguém o vigiava? Começou a cantar alto para espantar o medo? Podem rir de mim, já ouvi dezenas dessas histórias. Aqui na área tem um hospital de tuberculosos desativado. Tem gente que diz ouvir gemidos e conversas durante à noite no tal lugar. Duvidam? Quem se atreve a por os pés lá então?

Escrevamos!
Pacheco

Ver perfil do usuário http://revistapacheco.blogspot.com/

Mensagem por Poleto em Seg 26 Out 2009 - 12:58

Passar algumas noites nesse hospital deve inspirar alguns bons contos... Smile
Poleto

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo